Treino

Aeróbio em jejum queima mais gordura?

Uma pergunta que eu recebo quase que diariamente no site é: “professor, se eu fizer exercício em jejum, eu consigo queimar mais gordura?”. Quando vem a resposta, outras perguntas surgem, tais como “vai atrapalhar meu rendimento?”; “vou perder massa muscular?”.

Partiremos para o princípio que a resposta para a primeira pergunta é SIM. Quando você faz exercícios em jejum conseguimos utilizar uma porcentagem até 2x vezes maior de gorduras como fonte energética quando comparado o mesmo exercício quando estamos alimentados.

O problema é que apesar da % ser maior a intensidade menor leva a uma queima bruta total menor de calorias, então não vale a pena. Ótimo, então eu consigo emagrecer mais né?

Não necessariamente. Deu um nó na cabeça, não é? Não tem problema, eu te explico. Vamos colocar uma situação hipotética. - No primeiro dia você treina 1 hora e gasta 600 kcal com 30% da energia vindo da gordura. Isso equivale a 180 calorias ou 20g de gordura.

- No segundo dia você treina em jejum, mas só gasta 350 calorias pois não podia treinar pesado senão ia desmaiar, como o exercício em jejum queima o dobro de gordura podemos afirmar que o gasto foi de 210 calorias de gordura ou 23 gramas de gordura.

Então podemos afirmar que treinar em jejum é melhor neh! Infelizmente não; pois apesar de queimar mais gordura, ele queima menos calorias e isso que é determinante para o emagrecimento.

Em uma conta simples, depois de 52 semanas treinando 4x por semana, o treino alimentado vai gastar 31200 calorias a mais, e isso corresponde a 3,46 de gordura pura! Será que o aeróbio em jejum vale a pena?

Rodrigo Ramos

O IDEALIZADOR DA CONSULTORIA ONLINE
OLÁ, SOU O PROF. RODRIGO RAMOS E MEU OBJETIVO É
AJUDAR OS ALUNOS A CONQUISTAREM SEUS OBJETIVOS,
DESENVOLVENDO TREINOS EXCLUSIVOS E EFICIENTES.
GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PÓS-GRADUADO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E
REABILITAÇÃO CARDÍCA
PERSONAL TRAINING COM EXPERIÊNCIA EM
PERFORMANCE, EMAGRECIMENTO, HIPERTROFIA E
DEFINIÇÃO MUSCULAR
PROFESSOR NA PÓS GRADUAÇÃO EM MARKETING,
GESTÃO E PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO - PERSONAL
GLOBAL | FAMESP
PROFESSOR DAS DISCIPLINAS DE FISIOLOGIA DO
EXERCÍCIO, TREINAMENTO DESPORTIVO E AVALIAÇÃO
DAS CAPACIDADES FÍSICA,
PESQUISADOR DO LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO DO
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT - UNIMONTE
SÓCIO FUNDADOR DO SITE: www.musculacaoonline.com.br
AUTOR DE MAIS DE 500 POSTS NO BLOG DO
MUSCULACAOONLINE.COM.BR

Comente