Condromalácia patelar ou condropatia patelar é o amolecimento da cartilagem da patela.
A CAUSA
o aumento das cargas compressivas na região da patela geram esse desgaste então traumas, sedentarismo atividade de alto impacto e até o envelhecimento desencadeiam o desgaste.
DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico é feito através de exames de imagem como ressonância magnética, aqui é importante esclarecer que a condromalácia isolada não leva a dor, pois a cartilagem aneural (não tem terminações nervosas) e (não sofre irrigação sanguínea, então não inflama).
O que traz dor para esses pacientes são as estruturas que rodeiam a região. Também é importante ressaltar que muitas pessoas têm esse desgaste, mas por nunca realizar em um exame, não saberão, já que não tem dor.
TRATAMENTO:
A verdade é que o fisioterapeuta não trata condromalácia em si, como dito anteriormente ela é aneural e avascular (ela não tem capacidade cicatricial).
PREVENÇÃO:
Deve ter cuidados na corrida. É importante dizer que não existe contra indicação dessa atividade porém é importante estar atento a:
- Manter a musculatura forte
- Ter o volume de treino de acordo com a capacidade muscular
- Respeitar o descanso.
CUIDADOS NA MUSCULAÇÃO:
Basicamente você deve diminuir a compressão na patela nos exercícios de perna. Então no agachamento você deve jogar o quadril para trás, algo que é mais fácil no movimento livre com barra
CONCLUSÃO:
Sendo assim é importante saber que a condromalácia não traz dor, a falta de fortalecimento adequado, o exagero nas atividades que predispõem o aumento da compressão patelofemural e o sedentarismo que aumentam as chances de dor na região do joelho e grande parte das pessoas podem ter condromalácia e nunca sentir em dor.
Texto: fisioterapeuta Doutora Michelly Molina
Comente