Novembro Azul

Novembro Azul: cuidado, tratamento e uma vida mais longa...

O Novembro Azul é um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata, tendo como símbolo da campanha o famoso bigode. Esse movimento começou em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.    

No Brasil, a campanha chegou por intermédio do Instituto Lado a Lado pela Vida a fim de vencer o preconceito pelo lado dos homens, com relação ao exame de toque. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos por causa da doença, segundo o Inca. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, hoje é a segunda causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. Portanto, o próprio preconceito, falta de informação e suporte médico preventivo são fatores que também alimentam estas estatísticas.

A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é a produção do esperma. O câncer de próstata acontece devido ao desordenamento na multiplicação de suas células.

Após os tumores de pele, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Esse tipo de neoplasia pode demorar a se manifestar, portanto, é importante a realização constante de exames preventivos a fim de que a descoberta não seja feita com o tumor já em estágio avançado, complicando o tratamento. Devemos pensar na prevenção ao invés da curação! Fica mais barato e gera menos transtornos biopsicossociais que envolve o paciente e seus familiares.

O câncer de próstata é uma doença que demora a apresentar sintomas. Cerca de 20% dos casos não conseguem ser diagnosticados através do exame sanguíneo (PSA). O exame de toque retal permite que o médico avalie possíveis alterações na glândula, como o endurecimento, sendo o método mais preciso para a identificação de nódulos suspeitos. Portanto, o exame sanguíneo é complementar ao exame digital retal na busca de um diagnóstico precoce.

Os principais sintomas são: vontade constante de urinar, dores ao urinar, presença de sangue na urina e/ou no sêmen e dores ósseas. A ausência de sintomas não garante que esteja tudo bem. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles vêm à tona, cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada, logo, estabelecer um calendário de consultas ao médico se torna fundamental.

Entre os fatores de risco, estão: histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos), etnia negra (os homens negros têm maior incidência), obesidade, alimentação inadequada e sedentarismo.

Infelizmente, não é possível evitar a doença. No entanto, as chances de cura são de quase 90% quando diagnosticada precocemente. Os homens a partir dos 45 anos, com fatores de riscos, ou com 50 anos, sem fatores de risco, devem ir ao urologista anualmente para fazer os exames de avalição da glândula.

Thiago Augusto Pinto

Psicólogo pela UEMG, Especialização em Psicologia Hospitalar pelo CFP; Especialista em Gestão Pública em Saúde pela UFSJ, Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional pela UEMG. Atua em Psicologia Clínica e Hospitalar. É orientador de campo de estágio em Psicologia Hospitalar. Investiga os seguintes temas: psicologia hospitalar e da saúde, medicina e instituições de saúde, teoria e clínica psicanalítica, saúde mental, história e introdução à Psicologia, clínica com crianças, adolescentes, adultos, gestão pública, políticas públicas e tanatologia.
 

Comente