Homenagem

Homenagem a Osvander Vieira, O Jatobá

Um jatobá que se tomba,centenário. O 4º dos primeiros Vieiras que fincaram raízes nessas terras férteis, neste solo que nos alimentou e deu vida.Nosso querido Tio Osvander faleceu hoje, aos 85 anos de idade. Quase um século de vida,cerca de 70 anos dedicados ao campo e à agropecuária. Descansa uma mente altruísta, amável, integradora,um homem de força incomum e um ser humano raro. Sua vida resumiu-se ao trabalho.Fez de sua casa, um santuário, de suas terras, o mar.
Incansável, cuidadoso e prestativo. Quase centenário, era uma alma jovem num corpo envelhecido, mas batalhava para acompanhar sua mente ativa.
Nesses 85 anos, enfrentou todas as perdas que uma pessoa pode sofrer: sua amada mulher, pais, irmãos, irmãs e  a maior das chagas que é perder um filho.
A morte de Tio Osvander, dada à velhice do corpo ,que chega para todos,encerra uma vida de lutas e de ativismo político. De luta com o próprio corpo, por isso não parece ser à toa que esse coração e essa cabecinha que aguentaram tantas emoções ( boas e ruins) agora precisam descansar.
Nosso jatobá sagrado,cuja seiva alimentou saberes, acolheu sobrinhos, deu segurança  àqueles que se sentiram desprotegidos. Sob sua copa, nos abrigamos no acolhimento de onde viemos,e para onde vamos.
Tomba quase centenário, mas ainda assim, abre uma clareira imensa que proporcionará ao sol debruçar-se sobre uma nova etapa, da perpetuação da vida, dos saberes e dos valores amorosos que ele disseminou.
Antes de tombar, nosso jatobá, que hoje se junta às suas duas irmãs queridas e aos irmãos que já se foram, lançou tantas sementes, mas tantas, que agora o mundo  está repleto de mudas de vieiras e jatobás, vigorosas e prontas para enfrentarem as barreiras que  por ventura aparecerem.
Essas mudas somos nós, filhos, sobrinhos, netos, cada um que  o amou em vida ,cada um ao seu modo.

Minha gratidão pelo legado único que nos deixou essa árvore frondosa: o amor aos seus filhos e netos e o acolhimento aos seus sobrinhos e amigos.

Que plantemos e  criemos mais raízes desses jatobás para que a história se repita.
Tio Osvander Vieira permanecerá perpetuamente em nossas vidas,especialmente em minha vida  e de meus filhos.Te amo, sua sobrinha, Sônia Melo.

Comente