Biografia

Filho de Iguatama e patrono da Escola Paula Carvalho; Conheça Dr. José Antônio de Paula Carvalho

Iguatama antes conhecida como Porto Real, cidade banhada pelo rio São Francisco, terra hospitaleira onde nasceu muitas personalidades importantes que merecem ser lembradas.

O ilustre Dr. José Antônio de Paula Carvalho, faz parte da história da cidade. Nascido em Porto Real (Iguatama), distrito de Formiga no dia seis de junho de 1890 na casa de sua avó Maria Cândida da Silveira, hoje chamada “casa do Sobrado” (Rua 04).

Sobrado onde nasceu Dr.José Antônio de Paula Carvalho

Era filho de Antônio Garcia de Carvalho conhecido por "Nico" e Francisca Angélica de Paula Carvalho. Foi o único de cinco irmãos que sobreviveu. Desde criança já demonstrava um futuro talentoso, que o tempo iria revelar. Era muito curioso e questionava o porquê de toda a existência. Teve Deus como centro de sua VIDA.

Aprendeu a ler aos cinco anos com a avó paterna e gostava de ajudar a celebrar as missas, respondendo em latim; aos dez anos foi para o Caraça estudar. A longa viagem era a cavalo, levava ás vezes, uma semana para chegar. Dr. José além de talentoso e inteligente era muito disposto e alegre.  

A ida para o colégio era uma festa, ele se sentia muito honrado em ter a oportunidade de estudar no colégio do Caraça. Era um colégio interno no alto de uma Serra, com um clima agradável, uma paisagem exuberante, que possuía a primeira Igreja em estilo neogótico do Brasil e que em cada parede, existia um traço de história. O colégio preparava tão bem os alunos que eles entravam nas melhores faculdades da época e saíam com sucesso.

Atualmente o Santuário do Caraça como é conhecido faz parte do Patrimônio de Minas, sendo lugar de reserva natural e bem estar animal.

Santuário do Caraça (Wikipédia)

Dr. José concluiu os estudos e logo foi para o Rio de Janeiro onde cursou Humanidades e se matriculou na Escola de Medicina da Praia Vermelha, concluindo o curso em 1919, defendendo, em seguida, tese de doutorado com distinção e louvor. 

Tinha muita energia e não perdia tempo na vida. Gostava de participar das comemorações da cidade do Rio de Janeiro, festas cívicas, política, regata do Vasco, teatro recitais, restaurantes e disputa de natação (nadava muito bem). A música era sua maior paixão, sendo Beethoven seu herói.

Club de Regatas Vasco da Gama(1845) (Wikipédia)

Era um grande incentivador da educação, gostava de ler, escrever e sempre impulsionava os amigos a estudar. Assinava revistas estrangeiras relativas á Medicina. Foi professor e ensinava música nas cidades em que morou: Piumhi, Itapecerica, Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata e Oliveira, exercendo sua profissão com muita dedicação e esmero.

Em 1921, casou-se, em Oliveira, com Alfredina Paraíso, moça de fina educação e rara beleza, filha do Dr. Alfredo Paraíso, ouropretano que ali fora magistrado, e de Maria Carolina de Oliveira Paraíso, da tradicional família de Oliveira. Logo voltou para sua terra natal, já casado, trazendo sua esposa para morar em Porto Real. 

Dr. José e Alfredina tiveram oito filhos

Foto abril de 81; (Nhazinha)

Na foto da esquerda para direita, em pé: Lauro de Paula Carvalho; Maria de Lourdes Paraíso Coutinho (Nhazinha); Lúcia Carvalho Guratto; Célia Paraíso Dias de Carvalho; José Antônio de Paula Carvalho (Zezito). Agachados: Alberto de Paula Carvalho e Luís Gonzaga de Paula. (Lívio de Paula Carvalho não aparece na foto pois já havia falecido). Hoje os filhos ainda vivos são Nhazinha em Belo Horizonte e Lúcia Carvalho em Uberlândia.

Dr. José era capaz de renunciar a tudo para o bem estar da família. Era poliglota, sabia falar Português, Espanhol, Alemão, Latim, Francês, sendo o principal o Aramaico, pois queria estudar a fundo a língua de Jesus. 

Participou das Revoluções de 1927/1930; foi ao Rio de Janeiro duas vezes durante a 2ª Guerra Mundial. Ele era de alma e coração voltados para um Brasil mais justo e cristão. “Como é bom sonhar! O sonho é direito de todos”, dizia.

Ingressou na política pelo partido PRC (partido de Arthur Bernardes, governador de Minas Gerais). Ele tinha a paciência de um pescador e acreditava que poderia realizar seus sonhos.

Um deles era que sua querida Porto Real, não tivesse mais analfabetos ou gente faminta e que a educação fosse prioridade na cidade!

Exercia sua profissão de médico com muita dedicação e segundo sua filha Maria de Lourdes (Nhazinha), muitas das vezes as pessoas não tinham condições para pagar as consultas e ele atendia assim mesmo.

"Várias vezes corria a seu consultório brincando e via as pessoas agradecendo e entregando galinha, as vezes verduras em troca da consulta. Meu pai tinha um coração muito puro e não negava consulta a ninguém, porém tinha que trabalhar em outras áreas, dava aulas e ensinava música para garantir o sustento da família".

Ganhou de seu tio Domingos Garcia de Carvalho o terreno onde foi construída a primeira Escola Estadual para todos. E a luta continuou, José era idealizador e incentivador do trabalho educacional. 

Tinha o hábito de subir na torre da igreja para ver o arraial, as curvas do rio, as árvores, os ipês floridos e dizia: “Tenho uma linda vista. Como Deus foi generoso, o ar é leve a brisa balança os ipês, as flores caem e formam um tapete colorido. Como eu amo esta terra!”

Dr. José Antônio de Paula Carvalho faleceu, aos 52 anos, em 7 de agosto de 1942. Podemos dizer que ele viveu intensamente, sempre disposto, bondoso e sorridente! Foi um grande personagem para a história de nossa querida Iguatama, se tornando patrono da Escola que em sua homenagem passou a se chamar Grupo Escolar “Paula Carvalho” em 25 de março de 1943.

A comunidade iguatamense teve que se despedir cedo de um de seus maiores filhos. Médico, músico, professor, incentivador, esportista, escritor, pai amoroso, filho dedicado e cidadão apaixonado pela pequena cidade banhada pelo rio São Francisco. Hoje lembrado, com gratidão e saudades, por suas conquistas, sua história e suas lutas por uma cidade melhor!

Com orgulho e esmero finalizo essa incrível biografia, feliz em saber que seu sangue corre em minhas veias.
Renata Coutinho Kascher bisneta de José Antônio de Paula Carvalho. 

 

Bibliografia: Passagens da Vida - Ed. O Lutador - 2007 por Maria Célia Cançado Paraíso e fonte: http://escolapaulacarvalho.blogspot.com/

Renata Coutinho Kascher

GRADUADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: HABILITAÇÃO EM JORNALISMO, PELA PUC MINAS. 
EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA ÁREA DE JORNALISMO, LOCUÇÃO, EDIÇÃO E GRAVAÇÃO DE PROPAGANDA. 
SÓCIA PROPRIETÁRIA DO SITE IGUATAMA AGORA.
CASADA, MÃE DE DOIS FILHOS, ENGAJADA NAS CAUSAS FILANTRÓPICAS, PROTETORA DOS ANIMAIS. 
UMA DAS FUNDADORAS DA ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS, QUATRO PATAS DE AMOR, DE IGUATAMA-MG.
PRATICANTE E APAIXONADA POR ESPORTES, EMPENHADA EM FAZER UM JORNALISMO TRANSPARENTE, DE BOA QUALIDADE E INFORMATIVO.

Comente