CARROS

ESPORTIVOS NACIONAIS ANOS 80

Dando sequência à série que pode ser lida aqui, os anos 80 foram bem mais regrados que a década anterior. Se deve especialmente à crise do petróleo, que racionou o combustível fóssil a partir de 1979. Portanto o consumo passou a ser o parâmetro mais ambicionado na compra de um automóvel. Foi a oportunidade para o etanol aparecer, mostrando ser uma excelente opção nacional para abastecimento. Ainda sim houve espaço para as versões esportivas dos carros mais cobiçados da época:

  • Escort XR3: Ostentação na década de 80 era ter um Escort XR3. Se fosse o conversível então, deveria ser algum artista da TV ou cantor famoso devido ao alto valor. Lançado em 1983 com um fraco motor 1.6 de 74cv, 2 anos depois ganhou a versão de destaque, com teto removível. Somente em 1989 que foi equipado com o valente motor 1.8 de 99cv proveniente da Volkswagen.
  • Gol GT/ GTS/ GTI: O lançamento do VW Gol em 1980 foi decepcionante, carro novo com o antigo motor do Fusca. Mesmo com o lançamento das versões 1600, o conjunto motriz não correspondia ao carro. Entretanto o jogo virou em 1984, quando a Volkswagen equipou o Gol com o bem quisto motor 1.6 do Passat e aproveitou para lançar a versão esportiva GT com motor 1.8 e 99cv. Ecoa nos bastidores que o motor na verdade possuía mais que a potência declarada, porém carros abaixo de 100cv pagavam menos impostos na época. Devido à carroceria leve e bom câmbio, virou sinônimo de desempenho. Logo em 1987, com a reestilização do Gol a VW lançou o GTS, mantendo o mesmo conjunto mecânico. No ano seguinte é que seria revelada a menina dos olhos da VW, o Gol GTI, primeiro carro equipado com o tecnológico sistema de injeção eletrônica, e com o motor 2.0 de 120cv tornando-se o carro nacional mais veloz até então.  
  • Monza SR: O carro mais vendido dos anos 1984, 1985 e 1986, foi lançado em 1982 com um motor 1.6 e na versão hatch. Fez sucesso, entretanto, nas versões sedan 2 e 4 portas, com motores 1.8 e 2.0. A versão esportiva, SR, lançada inicialmente com motor 1.8 e 106cv logo cedeu lugar à versão com motor 2.0 e 110cv. Coincidentemente, na mesma carroceria hatch do lançamento. Foi exportado à Venezuela, com raros opcionais como câmbio automático e teto solar.
  • Miura:  Na década de 80, em consequência da proibição da importação de carros, quem procurava algum veículo exclusivo recorria aos fora de série nacionais. Puma, Miura, Sulam, Dacon entre tantas outras, aproveitavam chassis e mecânica de carros já conhecidos no mercado e moldavam uma carroceria em fibra de vidro com desenhos singulares e futurísticos. Os carros fabricados pela Miura, chegavam a possuir opcionais como televisores no painel, avisos por voz sintetizada, mini geladeira, abertura das portas e porta-malas por controle remoto e neon nos para-choques. Menos anos 80, impossível.

Yuri Rodrigues Leite

ENTUSIASTA  AUTOMOTIVO DESDE OS TEMPOS DE VELOTROL, ME DEDICO EM BUSCA DE CONHECIMENTO TÉCNICO E MERCADOLÓGICO DO UNIVERSO AUTOMOBILÍSTICO. 
FORMADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PELA UFOP.
TRABALHO ATUALMENTE NO RAMO DE ENERGIA – SUBESTAÇÕES. 
CARRO BOM É CARRO BEM CUIDADO!

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