DNJ LUZ

Mais de Três Mil Jovens celebram o Dia Nacional da Juventude em Luz

O Dia Nacional da Juventude na Diocese de Luz foi comemorado neste domingo, 21 de outubro, na cidade de Luz, mais de três mil jovens estiveram presentes. Os participantes vieram das 33 cidades da região, representando as 53 paróquias. O DNJ deste ano teve como tema: Juventude construindo uma cultura de paz.

A festa iniciou ainda bem cedo com a acolhida das caravanas que ao chegarem eram recebidas com café, nos pontos espalhados por toda a praça da Igreja Matriz São José Operário. Na concentração eles foram acolhidos pelas equipes e pelo bispo diocesano Dom José Aristeu, que também presidiu a celebração da Santa Missa, juntamente concelebrada por vários padres e seminaristas.

Após, a celebração Eucarística, os jovens seguiram em caminhada rumo à Praça da Catedral. Durante o trajeto eles foram animados pelos padres Marcus Vinícius de Paula (Paróquia São Geraldo/Formiga), pelo assessor diocesano da juventude padre João Veloso (Paróquia São Sebastião/Capitólio) e a banda Aviva, de Lagoa da Prata.

Na Praça da Catedral, ainda na parte da manhã houve um Momento de São Rafael, apresentado pelos jovens de Campos Altos. Depois do almoço, houve apresentação de DJ, teatro com os jovens da cidade de Formiga, Adoração ao Santíssimo Sacramento e o envio da juventude com Dom Aristeu.

Antes do grande show com a Banda Anjos de Resgate, a organização anunciou que a cidade de Santo Antônio do Monte será sede do Dia Nacional da Juventude - DNJ 2019, em outubro.

Anjos de Resgate

Neste ano, o DNJ na Diocese de Luz foi mais que especial e único, foi um DNJ Jubilar. No dia 08 de julho a diocese completou um século de história, e para comemorar com a juventude a Diocese trouxe a renomada Banda católica: Anjos de Resgate, que animou a multidão, com momentos de músicas e reflexões durante o show.

Parceiros

De acordo com o assessor e também coordenador do evento, padre João Veloso o DNJ só foi possível com o trabalho e parceria de algumas empresas e voluntários dos movimentos e pastorais.

DNJ no Brasil

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) deste ano terá como tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”, e lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Em consonância com a Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência”, o DNJ que acontece no dia 21 de outubro, já tem cartaz oficial.

A identidade do cartaz traz a cultura de paz e superação da violência, mostrando o rosto de jovens que são vítimas da violência mas também protagonistas na busca pela paz. O objetivo é interpelar a partir da ideia da construção da paz como forma de combate à violência e mostrar a importância do papel do jovem neste processo.

O cartaz foi elaborado pelo padre Cleber Faria Silva e Flávio Medeiros, membros da equipe de mídias sociais e design dos Jovens Conectados. “O cartaz traz recortes de revistas e jornais com o rosto sofrido da juventude que vive e experimenta a violência. A superação deste problema é o rasgo na altura dos olhos dos jovens, com um fundo branco, cor da paz, com a palavra PAZ em destaque e na cor azul. O principal objetivo desse processo criativo é que as pessoas se incomodem mesmo com o cartaz e que ele nos provoque e nos deixe angustiado mas com vontade de romper com esta cultura de guerra”, explica padre Cleber.

Em 2018, o DNJ é ainda mais especial para os jovens brasileiros porque no mesmo mês acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Na reunião pré-sinodal, ocorrida em março deste ano, o documento escrito ressalta que os jovens pedem uma Igreja autêntica, corajosa na hora de reconhecer os erros e enraizada no Evangelho.

História do DNJ

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ é realizado em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

Comente