FUTEBOL

O DESENCANTAMENTO DE FRED

Assim que foi oficializado pelo Cruzeiro, o atacante Fred chegou dividindo a opinião do torcedor: uns se sentiam felizes com a chegada do camisa 9 e outros lamentavam a volta do "traidor". O termo é forte, porém reforça a ideia de que Fred não terá trabalho simples no retorno à Toca da Raposa. A irritação diante das várias tentativas de contratá-lo quando ainda atuava pelo Fluminense foi intensificada após ter fechado, no ano passado, com o rival Atlético. 
 
Fred foi apresentado como o principal reforço celeste para a temporada. Além da desconfiança, o atleta terá de corresponder à altura da cláusula feita pelo Atlético (R$ 10 milhões) aliado à mudança de esquema feito por Mano Menezes, que optou, principalmente em 2017, por jogar sem um homem de referência (Ábila saiu da equipe por esse motivo). 

Embora a primeira passagem no Cruzeiro em 2004/2005 tenha sido excelente (56 gols em 71 jogos), o cruzeirense não engoliu a imagem de Fred vestindo a camisa alvinegra. Fazer gols é a única forma de balançar o coração da China Azul, expressão esta que virou tema de uma música criada pela torcida ao jogador há 13 anos. Após quatro jogos de adaptação, o centroavante anotou seu primeiro tento diante do Tombense, no Ipatingão. Em entrevista concedida ao Sportv, o jogador revelou que a sensação com o primeiro gol é de alívio.

Fred é o maior artilheiro brasileiro da década. Disputou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e uma Copa das Confederações, marcando dois gols na final. O retrospecto é favorável para que (re) construa um cenário de paz com o torcedor cruzeirense. Só o tempo dirá se a contratação valeu o esforço por um jogador de 34 anos, mas é evidente que o início de Fred já dá sinais de que o Cruzeiro pode, sim, surpreender muita gente em 2018.

Leonardo Garcia Gimenez (Léo na Geral)

Escritor das páginas Léo Na Geral, Universo do Futebol, O Maior de Minas, Superesportes e Iguatama Agora. Futuro jornalista, apaixonado por esportes, 17 anos. Ainda com muito caminho a percorrer, faço os textos pensando no leitor: credibilidade é meu objetivo.

Comente