Lançamento

Escritor iguatamense Marco Antônio Pinto lançará seu livro “Memorial de Corguinhos, História e Genealogia” em Formiga

Em breve tudo indica que o livro também será lançado em Iguatama

Durante essa semana, o iguatamense representante da ADL e escritor Marco Antônio Pinto (Toninho), formado e pós graduado em História e Direito, esteve na Secretaria de Cultura de Formiga para iniciar o planejamento do lançamento de seu livro “Memorial de Corguinhos, História e Genealogia”.

O livro apresenta um imenso volume de informações históricas sobre uma localidade que, atualmente, pertence ao município de Iguatama, mas que já pertenceu a Itapecerica, Piumhi e Formiga.

O lançamento do livro, em Formiga, será aberto ao público, e acontecerá no dia 02 de setembro, na EMART, com total apoio da Administração Municipal. O Autor conta com a presença dos familiares e amigos, e espera que o livro seja bastante útil para a comunidade iguatamense, formiguense e de toda região.

O próximo lançamento, tudo indica que será em Iguatama. "Estou em tratativas com a Secretaria Municipal de Cultura de Iguatama e administração para marcarmos uma data" diz Toninho.

“Memorial de Corguinhos” de Marco Antônio Pinto

Marco Antônio Pinto é natural de Iguatama, tem 62 anos e é casado com Helena Paulinelli, com quem tem dois filhos: Breno e Carlo. Formado em História pelo Unifor-MG e em Direito pela Fadom, é pós-graduado em  Metodologia de Ensino de História e Direito Administrativo. Foi professor de história por 18 anos em Divinópolis e produtor rural em Iguatama. Atualmente, é servidor concursado do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).

De Iguatama saiu com um ano de idade para Piumhi, com três anos passou a morar em Formiga, onde ficou até os sete. Na sequência, voltou para Iguatama para a Fazenda Lagoa Redonda de sua família. Em 1971, com 11 anos, iniciou seus estudos no Ginásio Antônio Vieira, em Formiga. Em 1978, mudou-se para Uberaba, onde cursou parte filosofia e teologia no Seminário São José. Em 1982, radicou-se em Belo Horizonte participando de iniciação musical no Conservatório Mineiro de Música.

De lá, veio para a região Centro-Oeste cursar Estudos Sociais no Unifor-MG, com especialidade em História, e Direito em Divinópolis. Sua primeira obra foi “Ainda o amanhecer”, livro de poesias publicado em 2013.

“Memorial de Corguinhos”

O livro “Memorial de Corguinhos” foi publicado pela editora “3i” e tem 424 páginas. Ele é um relato histórico da vasta região denominada Campo Grande, mais precisamente, Alto São Francisco. Também trata do Sudoeste de Minas e do Triângulo Mineiro. Analisa a formação dos povoados, freguesias, termos, vilas e municípios, com farta documentação e fotos.

O livro faz relatos importantes acerca da entrada no Sertão do Campo Grande do regente Inácio Correa Pamplona, referida como “A Conquista” em 1764 e 1769, redistribuindo as antigas sesmarias abandonadas desde 1740 em razão dos ataques de indígenas e quilombolas. Descreve também a formação do povoado das Perdizes, atual Iguatama, por Bernardina de Paula Correa Pamplona, filha do regente.

“Memorial de Corguinhos” não é apenas um relato dos mais importantes distritos de Iguatama, pois analisa também a formação dos municípios que tiveram papel fundamental na formação do Centro-Oeste Mineiro: Itapecerica, Piumhi e Formiga.

Comente