Na tarde de ontem, sexta-feira (01/08), o Corpo de Bombeiros Militar de Arcos atuou no combate a dois focos de incêndio em vegetação no município de Iguatama/MG. As ocorrências foram registradas nas margens da BR-354, em frente ao Parque de Exposições, e também nas proximidades da subestação da CEMIG, gerando preocupação devido ao risco de propagação das chamas.
Ao chegar no local, as equipes encontraram áreas com intensa presença de material combustível (vegetação seca), com o fogo se espalhando rapidamente e ameaçando tanto a visibilidade na rodovia quanto as áreas rurais próximas. A rápida mobilização da guarnição e a adoção de técnicas de combate direto permitiram que as chamas fossem controladas antes que atingissem proporções maiores.
Foram utilizados abafadores, sopradores e linhas de mangueira para o combate ao fogo, com apoio de viatura de combate a incêndios.
O CBMMG reforça à população que a prática de queimadas, além de ser perigosa, é crime ambiental, com penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). Em caso de avistamento de focos de incêndio, a orientação é não tentar combatê-los por conta própria e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Comente