Hoje 21 de setembro é um dia de grande importância, onde comemoramos o dia dela que traz o oxigênio, a sombra, os frutos, a morada para muitos animais e a beleza das flores. Estamos falando do dia de comemoração da “árvore”. E amanhã 22 de setembro é chegada a estação mais bonita do ano, a primavera. Uma estação encantadora, que ocorre floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.
Porém a comemoração destas datas, estará dando lugar a um apelo mundial. As notícias estão cada vez piores, regadas de sofrimento e tristeza. Minas Gerais registra mais de 19 mil ocorrências de incêndio este ano, onde os principais focos são em áreas de preservação.
Com o longo período de estiagem, que estamos vivendo, o número de queimadas fica alarmante. No céu mineiro é possível ver os estragos. Os dias amanhecem embaçados com muita fumaça e nevoeiro provocados pelos incêndios.
Os impactos ambientais são gigantescos, com as queimadas os animais silvestres são os primeiros a sentir os danos. Muitos deles procuram refúgio nas residências. Tivemos relatos de animais que morreram tentando escapar do fogo em fazendas e matas.
As queimadas destroem o ecossistema local, provocam a morte de animais, eliminam exemplares da fauna local e trazem grandes prejuízos para a biodiversidade, além de outros impactos ambientais.
O calor do fogo das queimadas altera as características físicas e químicas do solo. Elimina os microrganismos responsáveis pela transformação e decomposição da matéria orgânica e pela ciclagem de nutrientes no solo, diminuindo a atividade biológica.
Queimadas provocam a redução da fertilidade pela perda de nutrientes por lixiviação e altera o pH do solo. Diminui a capacidade de infiltração de água do solo, provocando o seu ressecamento, podendo levar à desertificação.
A fumaça causa poluição da atmosfera, alterando a qualidade do ar, provocando danos à saúde das pessoas locais. Prejudica a visibilidade nas rodovias provocando acidentes de trânsito. A prática das queimadas aumenta a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para as alterações climáticas.
As árvores também captam dióxido de carbono, um dos gases que contribuem para um problema conhecido como aquecimento global. Quando são queimadas, as árvores liberam o dióxido de carbono na atmosfera.
O desmatamento em encostas íngremes de montanhas pode causar erosão. A terra fica desgastada porque as árvores não estão mais ali para manter o solo compacto. Chuvas fortes nessas áreas podem fazer a água escorrer pelas encostas, provocando deslizamentos de terra que destroem campos, casas e vidas humanas.
O Sargento PM Ênio Carlos de Faria, que atende a quatro municípios de nossa região, explanou sobre a importância da preservação ambiental, as diferenças de queimada controlada e incêndios. E falou sobre os impactos ao meio ambiente.
Entenda:
QUEIMADA CONTROLADA
A queimada controlada é a prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo para viabilizar a agricultura, renovar as pastagens, eliminar de restos de exploração florestal, restos de cultura, de espécies prejudiciais à cultura dominante, queima de palhada para viabilização de operações de colheita, eliminação de pragas e doenças, mediante recomendação técnica; Sendo regulamentada pela Resolução Conjunta SEMAD/IEF nº 2.988, de 24 de julho de 2020, porem é necessário realizar aceiros no entorno da área a ser queimada, ter fiscais com abafadores, com bombas costal ou até mesmo caminhão pipa, ser realizada geralmente em dias de pouco vento, preferencialmente no fim de tarde e devidamente autorizada pelo órgão ambiental
INCÊNDIO FLORESTAL
Um incêndio florestal ou incêndio terrestre rural é aquele incêndio não planejado, indesejado e principalmente não controlado em uma área de vegetação arbórea, área de pastagens, área de servidão de rodovias iniciando se em áreas rurais e áreas urbanas, quase sempre é criminoso, devido ao dolo, a vontade de produzir o resultado, a maldade do ser humano ou a falta de conhecimento, pela falta de educação jogando bitucas de cigarro, disposição de lixo (vidros) em meio a vegetação ou quando perdem o controle das queimadas, neste caso são acidentais, porem pela ação do homem, EXETO quando ocorrem as descargas elétricas atmosféricas (raios) e causam incêndio florestal, casos acidentais. Os princípios de queimadas que possuem a forma mais rápida e danosa são os provocados pelas pontas de cigarro, já que sua condição é em forma plena de brasa, que se unindo às condições da vegetação local e ao clima podem ser bem mais danosas e irreversíveis.
O incêndio florestal, diferente da queimada controlada, não possui autorização ambiental, ou seja, será sempre criminoso pelo dolo ou pela culpa.
- Nunca queime lixo doméstico ou entulhos e folhas secas. Um pequeno foco pode se alastrar e afetar área extensas e se tornar um incêndio florestal
- Nossa dificuldade está em identificar a autoria da ação criminosa. Pessoas ficam com medo de denunciar uma ação criminosa e em muitas das vezes os autores ficam impunes
- Denuncie: 181
Um breve levantamento em Arcos, Pains e Iguatama foram identificados este ano 324 focos de incêndios criminosos, pelo dolo ou pela culpa e não registramos nenhuma queimada controlada devidamente autorizada pelo órgão ambiental competente.
De acordo com a LEI 9.605/1998 – LEI DE CRIMES AMBIENTAIS
Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:
- Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único. Se o crime é CULPOSO, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Nossa dificuldade está em identificar a autoria da ação criminosa. Pessoas ficam com medo de denunciar uma ação criminosa e em muitas das vezes os autores ficam impunes.
"As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos, além de nos fornecer sombras e contribuem para diminuir a temperatura em nosso planeta", conclui Ênio.
Cada vez mais, surge a necessidade de uma conscientização para a preservação da natureza, das florestas, árvores e matas. Os incêndios aumentam mais a cada ano, destruindo e provocando enormes prejuízos ao ecossistema.
Nossas árvores, choram silenciosamente clamando pela vida e preservação. A ganância humana, a falta de conscientização e de compaixão, fazem com que um dia de comemoração se torne um dia de apelo, por um mundo com pessoas responsáveis e conscientes, com mais amor pelo próximo, pela natureza e pelos animais!
A gente muda nossas atitudes para o mundo mudar com a gente!
Assista e tente não chorar:
Comente