Cultura

Iguatama participa da 8º Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2021

As inscrições para a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais foram abertas e Iguatama fez sua adesão.

As possibilidades de participação incluem realização de exposições, feiras, festivais, apresentações artísticas, seminários, encontros de grupos e culturas populares (capoeira, catira, congado, folia de reis e reinado, por exemplo), além de visitas guiadas, publicações, atividades de mediação e educação patrimonial, entre outras atividades que se relacionem com a preservação do patrimônio de cada cidade.

A participação  é aberta a todos os interessados em propor ações relacionadas à salvaguarda do patrimônio cultural. As atividades culturais propostas passarão pela avaliação da comissão organizadora da Jornada do Patrimônio Cultural.

O tema 

O tema da edição  2021 é Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, aos 50 anos do Iepha-MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural. 

Entre os objetivos da Jornada está a proposição de ações educativas e de difusão do patrimônio cultural. O evento também procura promover reflexões sobre a trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural, além dos temas novos patrimônios e novas tecnologias e lugares de memória.

A Jornada

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é realizada desde 2009, inspirada pela Journées du Patrimoine, da França. Desde então, o evento anual ocorre em um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio.

A iniciativa já contou com a participação de mais de 600 municípios.                  

Acompanhe a Programação Geral:

12/09- 13h Hasteamento dos Mastros do Congado

19/09- 13h Arriamento dos Mastros do Congado- Local: Igreja Matriz N. S. da Abadia

26/09- 13h Papo de folia- Local: Casa da Ponte (Secretaria de Cultura)

Comente