Olimpíadas 2020

Conheça os medalhistas do Brasil em Tóquio

Até o momento, o Brasil possui 10 medalhas no total, conheça os medalhistas e suas modalidades.

O Brasil tenta e tem grandes chances de nas Olimpíadas de Tóquio-2020, enfim, romper a barreira de 20 pódios em uma única edição na história. E já são várias medalhas ganhas na disputa, em diversas modalidades. A maior marca do país são as 19 medalhas ganhas no Rio de Janeiro, em 2016.

Até o momento o Brasil possui 10 Medalhas, confira os atletas e suas modalidades: 

10 - Rebeca Andrade, Ouro na ginástica

O décimo pódio do Brasil em Tóquio saiu no dia nove de disputa oficial. E foi dourado! Eram pouco mais de 5h da manhã do domingo 1º de agosto quando Rebeca Andrade levou a medalha de ouro na final do salto da ginástica artística com uma nota 15.083, ampliando a história que ela mesma já tinha iniciado dias antes, quando conseguiu a prata no individual geral. Se aquela fora a primeira medalha olímpica do país na modalidade, esta, claro, é a primeira de ouro. Um show da paulista simples de Guarulhos (SP) de apenas 22 anos, que começou em um projeto social e teve de superar três cirurgias para estar no Japão.

9- Bruno Fratus, Bronze na Natação (50m livre)

Nono dia oficial de competição, nona medalha. E com sabor especial, de fantasma de uma vida espantado. Bruno Fratus caiu na água ainda na noite do sábado 31 de julho, nadou a prova mais nobre da natação, os 50m livre, em 21s57 e conquistou o bronze. E por pouco não foi prata, já que o francês Florent Manaudou chegou em segundo apenas dois míseros centésimos (21s55) à frente do fluminense de 32 anos nascido em Macaé (RJ) - o ouro ficou com o fenômeno da natação, o norte-americano Caeleb Dressel, que com 21s07 pulverizou o até então recorde olímpico da disputa, que era de Cesar Cielo com 21s30 e vinha desde Pequim-2008. Um pódio de alívio e recompensa para Fratus, que bateu na trave em Londres-2012 (quarto lugar) e foi 'só' o sexto no Rio, em 2016.

8-  Luisa Stefani e Laura Pigossi, Bronze Tênis

Após um sétimo dia em branco, o oitavo pódio verde e amarelo no Japão veio no oitavo dia oficial de disputa, na madrugada do sábado 31 de julho. E foi com uma virada dramática e espetacular! Luisa Stefani e Laura Pigossi primeiro salvaram quatro match-points para depois vencerem as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-4 e 11-9 no super tie-break, e conquistaram o bronze nas duplas femininas. Simplesmente a primeira medalha da história do tênis brasileiro em Jogos. Um resultado incrível para duas atletas que não jogam o circuito juntas e que só entraram na disputa, graças a desistências, um dia antes do começo das Olimpíadas.

7- Rebeca Andrade, Prata no individual geral da ginástica artística

A sétima medalha do Brasil em Tóquio-2020 foi ganha no sexto dia de competição oficial. Ao som do funk Baile de Favela, Rebeca Andrade fez belíssima apresentação no conjunto dos quatro aparelhos (salto, barras assimétricas, trave e solo), arrancou aplausos dos presentes ao Centro de Ginástica de Ariake, inclusive de Simone Biles, e levou a prata no individual geral da ginástica artística. Uma coroação fantástica para a jovem simples de 22 anos, paulista de Guarulhos (SP), que começou em projeto social, foi apelidada de 'Daianinha de Guarulhos', em alusão a ex-ginasta e referência da modalidade no Brasil Daiane do Santos, e quase desistiu do esporte. A norte-americana Sunisa Lee ganhou o ouro e a russa Angelina Melnikova, com o bronze.

6- Mayra Aguiar, Bronze no Judô

O sexto pódio verde e amarelo no Japão saiu no sexto dia oficial de disputas. Eram pouco mais de 6h da quinta-feira 29 de julho quando Mayra Aguiar imobilizou a sul-coreana Hyunji Yoon, ganhou o bronze na categoria até 78kg do judô e fez história: tornou-se a segunda mulher brasileira a conquistar três medalhas olímpicas (todas de bronze), a primeira em um esporte individual - a outra é Fofão, do vôlei. Uma superação incrível da gaúcha de Porto Alrege (RS) que, aos 29 anos, teve que se recuperar em tempo incrível de uma cirurgia de ligamento cruzado de joelho para estar nos Jogos. Estar e realizar um feito como este. A japonesa Shori Hamada ganhou o ouro, a francesa Madeleine Malonga, a prata, e o outro bronze acabou com a alemã Anna-Maria Wagner.

5-  Ítalo Ferreira, Ouro no Surfe

Quarto dia, quinta medalha para o Brasil. E de ouro! Ítalo Ferreira deu espetáculo na água do começo ao fim, superou na final o atleta da casa e algoz de Gabriel Medina na semi, Kanoa Igarashi, e subiu no lugar mais alto do pódio no Japão. Teve até sua prancha quebrada, mas nada o impediu de se tornar o primeiro campeão olímpico da modalidade na história. Já vencedor do Mundial de surfe, em 2019, o potiguar de 27 anos de Baía Formosa (RN) completou, como ele mesmo disse à ESPN Brasil antes de ir ao Jogos, "tudo que está vivendo". Nada mal para quem começou com uma tampa de isopor e foi para a Olimpíada surfando a seletiva de bermuda jeans. O japonês Igarashi foi prata, enquanto o australiano Owen Wright ficou com o bronze.

4- Fernando Scheffer, Bronze na Natação (200m livres)

A quarta medalha do Brasil saiu logo no início do quarto dial oficial de disputa. Eram quase 23h (horário de Brasília) da segunda-feira 26 de julho quando Fernando Scheffer fez uma prova incrível, surpreendeu e desbancou favoritos e conquistou o bronze nos 200m livre da natação. Um show de resultado do gaúcho de Canoas (RS) de 23 anos que teve que treinar em açude meses antes da Olimpíada. Tom Dean e Duncan Scott, ambos do Reino Unido, ficaram com ouro e prata, respectivamente.

3- Rayssa Leal, de apenas 13 anos, Prata no Skate Street

O terceiro pódio verde e amarelo no Japão veio no início do terceiro dia oficial de competições, começo de madrugada de 26 de julho no Brasil. Rayssa Leal, de apenas 13 anos, ficou com a prata na modalidade street, tornou-se a medalhista mais jovem do Brasil na história e mostrou por que é a 'fadinha do skate' com a benção de ninguém menos que a lenda Tony Hawk. Um show de performance e carisma da garota de Imperatriz, cidade do interior do Maranhão. As japonesas Momiji Nishiya e Funa Nakayama ficaram com o ouro e o bronze, respectivamente

2- Daniel Cargnin, Bronze no Judô

A segunda medalha do Brasil em Tóquio-2020 também saiu no segundo dia oficial de disputas, horas depois da primeira. Daniel Cargnin venceu o israelense Baruch Shmailov e garantiu o bronze na categoria até 66kg. Fã de futebol, o gaúcho de Porto Alegre e de 23 anos usou vídeo de Cristiano Ronaldo antes da luta que valeu o pódio, perdeu o Mundial por COVID-19 e chegou, mais novo, a jogar na base do Grêmio.

1- Kelvin Hoefler, Prata no skate street

O primeiro pódio do Brasil no Japão veio no segundo dia oficial de competições e foi fruto do trabalho de Kelvin Hoefler. O paulista da cidade do Guarujá, de 27 anos, conquistou a medalha de prata no skate street. Uma virada e tanto para um atleta que largou o surfe após quase se afogar e começou no skate com uma pista improvisada em casa. O ouro ficou com o japonês Yuto Horigome e o bronze, com o norte-americano Jagger Eaton.

 

Comente