Mesmo 17 anos depois do lançamento dos carros bicombustíveis, ou popularmente chamados de flex, que possuem como fonte energética tanto o álcool quanto à gasolina, há muita especulação e teorias conspiratórias envolvendo seu uso. A pioneira da tecnologia foi a Volkswagen, que através do Gol geração 3 resolveu um dos principais dilemas na compra de um carro novo. Alguns pontos precisam ser esclarecidos, entretanto, pois permanecem enraizados no estereótipo automotivo nacional:
1 – NÃO SE PODE MISTURAR OS COMBUSTÍVEIS E É PRECISO ZERAR O TANQUE PARA ALTERNAR O COMBUSTÍVEL:
Mentira: O módulo eletrônico através dos sensores consegue ler o tipo, e proporção dos combustíveis. Portanto pode sim misturá-los.
2 – NO ÁLCOOL O CARRO É MAIS POTENTE, NA GASOLINA É MAIS ECONÔMICO:
Verdade: O carro quando abastecido com álcool possui uma taxa de compressão mais alta, então o carro fica sim mais potente. Entretanto a gasolina tende a deixar o veículo mais econômico. Há uma conta básica afixada em postos de combustível, onde ao multiplicar o valor do litro de gasolina por 0,7, se estiver abaixo do valor do litro de álcool é mais vantajoso o abastecimento com gasolina. Do contrário é mais vantajoso financeiramente o álcool. A verdade é que cada motor e condutor possui uma proporção própria. O melhor teste é o empírico: abasteça o carro com um combustível, anote o valor e o quanto andou. Faça o mesmo com o outro combustível e tire suas próprias conclusões.
3 – SE ABASTECER COM UM ÚNICO COMBUSTÍVEL SEMPRE O CARRO “VICIA”:
Mentira: O carro não é humano para viciar no que mais o convém. Pode-se usar sempre gasolina, ou álcool, tanto faz.
4 – MESMO ABASTECIDO COM ÁLCOOL É PRECISO COLOCAR GASOLINA NO RESERVATÓRIO DO MOTOR:
Em partes: Os primeiros modelos bicombustíveis possuem sim um tanque no compartimento do motor, comumente chamado de reservatório de partida a frio que precisa sim estar abastecido com gasolina. Pra saber se seu carro possui ou não o reservatório, consulte o manual ou mecânico de confiança.
5 – O PRIMEIRO ABASTECIMENTO TEM QUE SER COM GASOLINA:
Mentira: Sem fundamento.
6 – O ÁLCOOL POLUI MENOS QUE A GASOLINA:
Em partes: A emissão de CO2 (gás carbônico) que prejudica o efeito estufa, pode ser igual ou menor comparado à gasolina, portanto é um parâmetro impreciso. O que torna o álcool ambientalmente mais sustentável que a gasolina, é a origem, uma vez que parte do CO2 emitido, é consumido pela própria cana de açúcar matéria prima do álcool.
Comente