Carros

CARRO FLEX - MITOS E VERDADES

Alguns pontos precisam ser esclarecidos, entretanto, permanecem enraizados no estereótipo automotivo nacional

Mesmo 17 anos depois do lançamento dos carros bicombustíveis, ou popularmente chamados de flex, que possuem como fonte energética tanto o álcool quanto à gasolina, há muita especulação e teorias conspiratórias envolvendo seu uso. A pioneira da tecnologia foi a Volkswagen, que através do Gol geração 3 resolveu um dos principais dilemas na compra de um carro novo. Alguns pontos precisam ser esclarecidos, entretanto, pois permanecem enraizados no estereótipo automotivo nacional:

1 – NÃO SE PODE MISTURAR OS COMBUSTÍVEIS E É PRECISO ZERAR O TANQUE PARA ALTERNAR O COMBUSTÍVEL:

Mentira: O módulo eletrônico através dos sensores consegue ler o tipo, e proporção dos combustíveis. Portanto pode sim misturá-los.

2 – NO ÁLCOOL O CARRO É MAIS POTENTE, NA GASOLINA É MAIS ECONÔMICO:

Verdade: O carro quando abastecido com álcool possui uma taxa de compressão mais alta, então o carro fica sim mais potente. Entretanto a gasolina tende a deixar o veículo mais econômico. Há uma conta básica afixada em postos de combustível, onde ao multiplicar o valor do litro de gasolina por 0,7, se estiver abaixo do valor do litro de álcool é mais vantajoso o abastecimento com gasolina. Do contrário é mais vantajoso financeiramente o álcool. A verdade é que cada motor e condutor possui uma proporção própria. O melhor teste é o empírico: abasteça o carro com um combustível, anote o valor e o quanto andou. Faça o mesmo com o outro combustível e tire suas próprias conclusões.

3 – SE ABASTECER COM UM ÚNICO COMBUSTÍVEL SEMPRE O CARRO “VICIA”:

Mentira: O carro não é humano para viciar no que mais o convém. Pode-se usar sempre gasolina, ou álcool, tanto faz.

4 – MESMO ABASTECIDO COM ÁLCOOL É PRECISO COLOCAR GASOLINA NO RESERVATÓRIO DO MOTOR:

Em partes: Os primeiros modelos bicombustíveis possuem sim um tanque no compartimento do motor, comumente chamado de reservatório de partida a frio que precisa sim estar abastecido com gasolina. Pra saber se seu carro possui ou não o reservatório, consulte o manual ou mecânico de confiança.

5 – O PRIMEIRO ABASTECIMENTO TEM QUE SER COM GASOLINA:

Mentira: Sem fundamento.

6 – O ÁLCOOL POLUI MENOS QUE A GASOLINA:

Em partes: A emissão de CO2 (gás carbônico) que prejudica o efeito estufa, pode ser igual ou menor comparado à gasolina, portanto é um parâmetro impreciso. O que torna o álcool ambientalmente mais sustentável que a gasolina, é a origem, uma vez que parte do CO2 emitido, é consumido pela própria cana de açúcar matéria prima do álcool.

Yuri Rodrigues Leite

ENTUSIASTA  AUTOMOTIVO DESDE OS TEMPOS DE VELOTROL, ME DEDICO EM BUSCA DE CONHECIMENTO TÉCNICO E MERCADOLÓGICO DO UNIVERSO AUTOMOBILÍSTICO. 
FORMADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PELA UFOP.
TRABALHO ATUALMENTE NO RAMO DE ENERGIA – SUBESTAÇÕES. 
CARRO BOM É CARRO BEM CUIDADO!

Comente