RETORNO MISSAS

Santuário de Aparecida volta a receber fiéis em 28 de julho

No início, número de pessoas na Basílica vai ser reduzido, assim como o de leitos na rede hoteleira da cidade

O Santuário de Aparecida que fica a 180 km da cidade de São Paulo, que não celebra missas desde março por causa da quarentena do novo coronavírus, voltará a ter atividades em sua basílica a partir de 28 de julho, com número reduzido de fieis. A data faz parte de um decreto publicado pela prefeitura da cidade segunda-feira passada(29).

A rede hoteleira também poderá reabrir, mas com 30% de ocupação dos leitos.

Na semana passada, a Basílica recebeu a visita de equipes da Secretaria Municipal da Saúde e do comitê de crise da prefeitura, quando foram apresentados os protocolos para a retomada das atividades  com a presença de devotos.

A assessoria de imprensa do santuário disse que a administração ainda está em conversas  com o comitê de crise para ajustar um protocolo definitivo, e que este documento  com as diretrizes sobre o fluxo de romeiros e as orientações para o ingresso na basílica será apresentado no dia 10 de julho.

O plano apresentado revê, entre outros protocolos, a aferição de temperatura corporal e a orientação sobre os locais que os fiéis deverão ocupar na basílica.

Segundo o decreto, em 4 de agosto serão abertas as galerias e o Centro de Apoio ao Romeiro, exceto praças de alimentação. No dia 15 seguinte será a reabertura  gradual da feira livre.

Além do protocolo de segurança do Santuário Nacional, o da rede hoteleira também deverá ser apresentado em 10 de julho. E o documento com diretrizes de segurança para  o funcionamento de feira livre e do Centro de Apoio ao Romaneio, em 27 de julho.

Cronograma para reabertura 

  • A partir de 28 de julho fica permitido a realização das celebrações litúrgicas do Santuário Nacional  com capacidade reduzida e reabertura da rede hoteleira e pousadas do município restrita a 30% de ocupação.
  • Em 4 de agosto as galerias e Centro de Apoio ao Romeiro, exceto praças de alimentação, também poderão abrir as portas.
  • No dia 15 de agosto ocorrerá a reabertura gradual da feira livre com restrições de lotação.

As datas serão confirmadas somente se a região seguir na fase 2 ou avançar no plano de flexibilização da quarentena do governo do estado (Plano São Paulo).

Comente