Reinvenção

A reinvenção da comunicação em tempos de pandemia

Com a chegada do novo Corona Vírus (COVID- 19), o isolamento social e a quarentena as pessoas tiveram que se reinventar. Em uma ação rápida do setor criativo das artes, começaram a passar todo processo para as plataformas virtuais. Através da internet as Lives ganharam força total, os espetáculos culturais começaram a ser exibidos pela internet, compartilhamentos, curtidas e cliques nunca foram tão importantes como agora. Fazendo surgir nesse momento de recolhimento uma onda de solidariedade mundial. Lives com arrecadações de alimentos e ajudas financeiras para o combate a pandemia e para instituições filantrópicas.

As formas de comunicação passam a ser cada vez mais exploradas, conversas através dos aplicativos substituíram a presença e o toque, as mobilizações virtuais alavancaram os acessos aos aplicativos digitais. Novas formas de agir e comunicar surgiram, como por exemplo, as reuniões das empresas passaram a ser feitas por vídeo conferência, as escolas começaram a passar o conteúdo aos alunos através de plataformas digitais, as simples festinhas de confraternização tiveram que ser substituídas através de vídeos e ligações. Surgiram formas criativas e divertidas de ser presente, sem estar presente.

Nas cidades do interior, onde as pessoas estão acostumadas com a presença constante de amigos e familiares, essa nova realidade de isolamento está sendo difícil, obrigando as pessoas a desenvolverem a criatividade e descobrirem novas formas de interação e entretenimento.

Em Iguatama MG, no dia 11 de maio, aconteceu a primeira "Chárreata" da cidade. A nova modalidade de “chá de fraldas” mostra como as pessoas estão se reinventando nesse momento de pandemia, para continuar sendo presentes na vida de outras pessoas. O tradicional Chá de fraldas se transformou em uma “chárreata”, Chá de fraldas (carreata). Onde os familiares e amigos dos casais levam de carro sem haver contato direto, as lembranças ao casal.

Os pais ficaram na porta tomando todas as precauções, usando luvas e máscaras, enquanto seus amigos e familiares chegavam de carro e deixavam os presentes, sem contato direto. Foram trocas de olhares cheios de carinho e satisfação.

Essas novas formas de comunicação fazem com que esse enfrentamento não só alavanque as tecnologias digitais, mas salve muitos empreendimentos autônomos, além de trazer um enfrentamento mais suave com a possibilidade de continuar criando laços e aproximando. Um momento para reflexão de como o mundo virtual pode ser incluso para somar na vida das pessoas e de como gestos de solidariedade e carinho como as lives, vídeochamadas, chárreatas em tempos de pandemia, podem ajudar no enfrentamento aos momentos de quarentena e isolamento.  

O homem se recolhe e passa a explorar a vida virtual, diversas formas de comunicação começam a ganhar força é a adaptação de novas regras de novas formas para sobreviver e se reinventar em meio ao caos dos novos tempos.

 

Acompanhe as imagens da "Chárreata" dos papais Rúbia Carvalho e Douglas Pereira, que ocorreu no dia 11 de maio em iguatama MG. 

 

Renata Coutinho Kascher

GRADUADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL, GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA: HABILITAÇÃO EM JORNALISMO, PELA PUC MINAS. 
EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA ÁREA DE JORNALISMO, LOCUÇÃO, EDIÇÃO E GRAVAÇÃO DE PROPAGANDA. 
SÓCIA PROPRIETÁRIA DO SITE IGUATAMA AGORA.
CASADA, MÃE DE DOIS FILHOS, ENGAJADA NAS CAUSAS FILANTRÓPICAS, PROTETORA DOS ANIMAIS. 
UMA DAS FUNDADORAS DA ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS, QUATRO PATAS DE AMOR, DE IGUATAMA-MG.
PRATICANTE E APAIXONADA POR ESPORTES, EMPENHADA EM FAZER UM JORNALISMO TRANSPARENTE, DE BOA QUALIDADE E INFORMATIVO.

Comente