NOTA INFORMATIVA

FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS NO PROGRAMA FARMÁCIA DE TODOS É PREJUDICADO POR FALTA DE PAGAMENTO DO ESTADO AOS FORNECEDORES

SECRETARIA DE SAÚDE: NOTA INFORMATIVA

A Secretaria de Saúde vem por meio desta esclarecer a falta de alguns medicamentos disponibilizados pela a Farmácia de Todos.

Em primeiro lugar é importante esclarecer que o responsável pelo abastecimento da Farmácia de Todos é o ESTADO, o município apenas faz a administração dos medicamentos no ato da entrega aos pacientes.

Desde o mês de Outubro de 2016 o ESTADO está em atraso com pagamento de fornecedores e repasses aos municípios com gestão TCE (Totalmente Centralizados no Estado). Devido a este atraso dos pagamentos do ESTADO, os fornecedores não estão entregando os medicamentos.

 Temos hoje 29 entregas que não foram feitas, 10 que foram entregues parcialmente e 2 canceladas pelos próprios fornecedores que deixaram de fornecer para o ESTADO devido a falta de pagamento.

Buscando solucionar estes problemas, nosso Município este ano acaba de deixar a gestão (TCE) junto a vários municípios de Minas Gerais e aderir a um modelo de gestão (TCM) Totalmente Centralizado no Município.

No novo modelo de gestão (TCM) os fornecedores receberão diretamente pelo Município e terão prazo de 30 dias para entrega dos medicamentos solicitados. Dessa forma, caso os fornecedores não entreguem os medicamentos não serão pagos pelo Município. Há vários pontos positivos nesta transição, um deles é a entrega mais rápida e a variedade de itens disponíveis para compra.

O MUNICÍPIO JÁ REALIZOU PEDIDO QUE SERÁ FINALIZADO ATÉ DIA 30/08/2017.

 

A Farmacêutica Jéssica Ribeiro, Responsável Técnica pela Farmácia de Todos busca soluções, como a troca de medicamentos com outros municípios para amenizar a falta dos mesmos de acordo com a necessidade da população.

Mesmo com os problemas apresentados, a Farmácia de Todos em Iguatama realiza em torno de 60 entregas de medicamentos por dia, uma quantidade bastante considerável.

Em relação as tiras reagentes para medição de glicemia obedecemos a deliberação CIB-SUS/MG N°2.512, que regulamenta a distribuição das tiras de acordo com o tipo de diabetes do portador, por exemplo: portadores de DM2, em uso de insulina tem direito de receber uma tira reagentes por dia, e portadores de DM1 ou DG em uso de insulina tem direito de receber até 03 tiras reagentes por dia. Sendo assim é necessário ser insulino dependente para ganhar as fitas.

            Com relação aos medicamentos de Alto Custo é de total responsabilidade do ESTADO fornecer para os pacientes com processos aprovados. O Município  encaminha toda semana para Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis envelopes para a retirada de tais medicamentos, porém, a maioria deles estão em falta.

A SECRETARIA DE SAÚDE está à disposição para qualquer esclarecimento que se fizer necessário.

Comente