Nesta quarta-feira 19 de novembro, a Escola Estadual Paula Carvalho em Iguatama, realizou apresentações em homenagem ao dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro. A data, que homenageia Zumbi dos Palmares, busca promover a luta por igualdade de direitos e combater as desigualdades sociais e raciais ainda presentes no país.
O Grupo de Capoeira Art Minas fez uma belíssima apresentação, com a orientação do professor Max (Tornado), acompanhado do Contra Mestre e fundador do Grupo Art Minas, Aleandro (Parrudo) e do professor de capoeira da cidade de Arcos, (Pastor). As crianças e os jovens capoeiristas mostraram ritmo, dança, luta e magia no palco da escola.
A Capoeira é símbolo de combate e resistência, faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte. Caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas, distingue-se de outras artes marciais através da musicalidade, onde os praticantes, chamados capoeiristas, aprendem, além de lutar e jogar, a tocar os instrumentos típicos e a cantar.
Participaram da apresentação o professor de Iguatama com seus alunos e os professores e alunos de Arcos, todos fazem parte do grupo Art Minas.
Acompanhe essa homenagem e o belo trabalho dos instrutores de capoeira:
Comente