Com a recente atuação da Polícia Militar em Formiga, na tarde de quinta-feira, 10/04/25, a guarnição da Patrulha Rural, demonstra a importância crucial da constante atualização e preparo das forças de segurança para lidar com crimes cibernéticos que visam corromper crianças e adolescentes. O caso envolvendo um adulto de 22 anos e uma menina de 13 anos, flagrado através do monitoramento atento de um pai no Instagram, serve como um alerta contundente para a sociedade e reforça a necessidade de vigilância e ação imediata.
A ocorrência na Zona Rural de Ponte Vila, distrito de Formiga, culminou na prisão do indivíduo e no acionamento do Conselho Tutelar, após o pai da menor descobrir que o autor mantinha contato com sua filha por meios de aplicativos, onde enviava fotos intimas dele, com frases e dizeres de cunho eróticos.
A ação rápida e eficaz da Patrulha Rural da PMMG, acionada pelo pai da vítima, demonstra a importância da comunicação e da confiança entre a comunidade e a polícia. O monitoramento parental, conforme reforça a PM em sua nota, é uma ferramenta vital na prevenção e detecção precoce de situações de risco. A atenção aos sinais de comportamento incomum e a supervisão das atividades online dos filhos podem ser decisivos para evitar que se tornem vítimas.
Fato como esse apurado, com troca de mensagens de cunho sexual e o envio de fotos íntimas (nudes) por parte do adulto configuram o crime de satisfação da lascívia na presença de criança ou adolescente, previsto na legislação Penal.
A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Sexagésimo Terceiro Batalhão, tem demonstrado um compromisso crescente no combate à pedofilia, e casos como este reforçam a necessidade de intensificar essa atuação. Além da repressão, é fundamental que a PM juntamente com outros órgãos, desenvolvam ações preventivas e educativas, orientando pais, crianças e adolescentes sobre os perigos do ambiente virtual e as formas de se proteger.
A Polícia Militar reitera o apelo aos pais para que permaneçam vigilantes e não hesitem em acionar as autoridades em caso de qualquer suspeita. A proteção da infância e da adolescência é um dever de todos.
Polícia Militar de Minas Gerais, rumo aos 250 anos!!!
Agência Local de Comunicação Organizacional 63°BPM.
Comente