Captura

Bombeiros fazem captura de animal silvestre no motor de um caminhão em Formiga-MG

A Quarta Companhia de Bombeiros em Formiga foi acionada na manhã deste Domingo de Carnaval (11/02) para a captura de uma jiboia que estava no motor de um caminhão, no Condomínio Náutico Formiguense, Zona Rural.

Quando a guarnição chegou no local, o réptil já havia sido retirado do veículo, sendo entregue aos cuidados da guarnição sem lesões. Em ato contínuo, a equipe o devolveu à natureza em uma área de mata nativa, na zona rural do município, distante das edificações.

NOTA:
No Brasil, existem duas subespécies: a Boa constrictor constrictor (Forcart, 1960) e a Boa constrictor amarali (Stull, 1932). A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazônica e do nordeste. Pode chegar a um tamanho adulto de até 4 metros, embora raramente atinja essa marca. A segunda, jiboia-amarali, pode ser encontrada mais ao sul e sudeste e algumas vezes em regiões mais centrais do país. Pode chegar a um tamanho adulto de 2 metros.

Animal muito dócil, apesar de ter fama de perigoso; não é peçonhento (apesar de sua mordida ser dolorosa e poder causar infecção) e não consegue comer animais de grande porte, sendo inofensiva para eles. É muito perseguida por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto como animal de estimação, além de sua pele poder ser usada na confecção de artefatos de couro.

Comente