Febre amarela

Secretário Municipal de Saúde de Iguatama fala sobre a FEBRE AMARELA

Todos os PSF do município de Iguatama encontra-se com a vacina disponível de segunda a sexta-feira das 07:00 às 16:00 horas.

FEBRE AMARELA é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Em área silvestre, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Para o enfrentamento da doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (também conhecida como Posto de Saúde), principalmente para as pessoas que moram ou vão viajar para área rural, silvestre ou de mata.

 

A maior freqüência da Febre Amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, o que coincide ainda com maior atividade agrícola. A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela, ou tomado a vacina contra a doença, é picada por um mosquito infectado, o Haemagogus e o Sabethes.

Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

A medida mais importante para prevenção e controle da febre amarela é a vacinação. Por este motivo, o Ministério da Saúde alerta que, toda a população que reside ou que se desloque para regiões silvestres, rurais ou de mata de áreas com recomendação de vacina (ACRV), deve se imunizar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa.

            Todos os PSF do município de Iguatama encontra-se com a vacina disponível de segunda a sexta-feira das 07:00 às 16:00 horas. No dia 27/01/2018 as unidades irão realizar o DIA D funcionando em horário especial das 07:00 às 19:00 para vacinar aquelas pessoas que não podem comparecer nas unidades durante a semana.

Caso suspeito:

“Indivíduo com quadro febril agudo (até 7 dias), de início súbito, acompanhado de icterícia e/ou manifestações hemorrágicas, residente em (ou procedente de) área de risco para febre amarela ou de locais com ocorrência de epizootia confirmada em primatas não humanos ou isolamento de vírus em mosquitos vetores, nos últimos 15 dias, não vacinado contra febre amarela ou com estado vacinal ignorado”

Fonte: Guia de Vigilância em Saúde 2017

Se você apresentar alguns dos sintomas acima deverá procurar IMEDIATAMENTE uma unidade de saúde do município.

 

Quem pode tomar a vacina de febre amarela?

 

A vacina é recomendada a todas as pessoas, principalmente aquelas que moram ou vão viajar para áreas com indícios de febre amarela. Está disponível, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as unidades de saúde, e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco. As pessoas que não estiverem com doses em dia, precisam atualizar o cartão de vacina.

Em abril de 2016, foi adotada a dose única da vacina contra Febre Amarela no SUS em Minas Gerais. Isso significa que apenas uma dose é capaz de imunizar por toda a vida, não havendo mais a necessidade de reforço. A medida foi proposta pelo Ministério da Saúde, que recomenda a dose única seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Importante salientar nos casos abaixo:

  • Crianças a partir dos 9 meses não vacinados;
  • Gestantes NÃO VACINADAS deverá ser vacinada somente se for se deslocar para área com transmissão ativa da doença;
  • Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses somente se for deslocar para área de transmissão ativa da doença;
  • Pessoas acima de 60 anos NÃO vacinados deverá ser vacinado somente se for se deslocar para área com transmissão ativa da doença após avaliação do serviço de saúde da unidade;
  • Viajantes para áreas com vigência de surto no pais ou para países que exigem o certificado Internacional de vacinação ou profilaxia não vacinados.

Comente