Vacinação

Iguatama: Vacina contra o HPV está disponível nos postos de saúde da cidade

Para todos as crianças de 9 a 14 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Iguatama informa que a vacina contra o HPV está disponibilizada nos postos de saúde para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

Além das crianças, também devem ser vacinados os grupos com condições clínicas especiais: pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes oncológicos.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e complete o seu cartão.

O que é o HPV (PAPILOMAVÍRUS HUMANO)?

O HPV pode provocar lesões genitais de alto risco, porque são precursoras de cânceres como de colo do útero e do pênis.

O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer de colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao câncer).

Transmissão do HPV

A transmissão se dá predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), através da saliva, de auto-infecção e de infecção por perfuração ou corte com objetos contaminados pelo HPV.

A Vacinação é a forma mais eficaz e segura de se proteger contra o HPV 

 

.

Comente