Reivindicação

Professores da rede municipal de Arcos se manifestam para reivindicar reajuste do piso salarial

Caso o Governo Municipal não dê um retorno, na próxima semana os professores entrarão em greve

Ontem foi realizada em Arcos a carreata do professores da rede municipal, que se manifestaram para solicitar o reajuste e pagamento do piso salarial, que foi atualizado pelo Governo Federal no início deste ano.

A manifestação foi feita, após a recusa do Governo Municipal de Arcos em reajustar o piso da categoria.

Segundo o secretário municipal de Fazenda, o governo seguirá as orientações da Confederação Nacional dos Municípios, fazendo apenas o reajuste inflacionário de 10,06%.

“Realmente o Município vai seguir as recomendações da Confederação Nacional dos Municípios. A decisão "política" do Presidente da República em conceder a revisão do Piso do Magistério, pegou os governos de surpresa, pois, na maioria dos municípios não foi previsto essa despesa no orçamento. A administração tem um grande respeito a classe dos professores e vamos trabalhar para resolver essa situação. Outro fato agravante é que não podemos exceder o limite de gastos com pessoal imposto pela Lei da Responsabilidade Fiscal”, disse o secretário de fazenda em entrevista ao Portal Arcos.

Devido a esta recusa, os professores juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais (STMA) fizeram a carreata e se manifestarem contra a decisão do Governo Municipal.

“Então nós estamos aqui lutando, queremos que tudo se resolva, que ele faça o pagamento do piso e do retroativo. Mas, se ele não fizer isso a nossa luta continua” – professora Edna Soares

Em entrevista ao Portal Arcos, Edna Soares Pereira que trabalha há 31 anos como professora comentou que é um direito elas receberem o reajuste do piso salarial, tendo em vista principalmente, que no ano passado elas não receberam o pagamento do quinquênio e das férias prêmio.

 “No ano passado nós já não tivemos aumento. Nós tivemos perdas, pois, não conseguimos o quinquênio que não pôde ser pago, as férias prêmio não foram pagas e agora veio o reajuste do piso, que é lei, e o Claudenir José de Melo que está como prefeito, mas, que é professor, não quer nos pagar”, comentou.
Ela também ressaltou que, Arcos é uma cidade que tem uma boa arrecadação. Com isso, o município deveria valorizar os professores assim como é feito em outros lugares.

“Então nós estamos aqui lutando, queremos que tudo se resolva, que ele faça o pagamento do piso e do retroativo. Mas, se ele não fizer isso a nossa luta continua. Pois, um país que tem educação é um país que cresce em todos os sentidos. A educação ela é primordial, então ela tem que ser valorizada e também os seus mestres. Existem países em que os mestres são reverenciados, em que os mestres recebem os melhores salários, e uma cidade como Arcos não querer pagar pra nós? Essa é uma das cidades da região que tem uma das melhores arrecadações e eu creio que a arrecadação não caiu”.

“O atual prefeito que ainda é um professor, ele está ignorando esta nossa luta, porque até hoje ele não nos chamou pra conversar” – professora Angélica Abreu

A professora Angélica, que atua na área há 17 anos, também falou ao Portal Arcos sobre a indignação dos professores em terem recebido uma recusa do Governo Municipal, ao pagamento do piso salarial.

“Nós professores estamos nos sentindo indignados e injustiçados, porque a nossa luta não é de cunho político, é uma manifestação por um direito que é nosso, não é um favor é um direito e direito a gente não nega. Ele está garantido pela constituição, pela lei 11.738, de 16 de julho de 2008, inciso 1º. O atual prefeito que ainda é um professor, ele está ignorando esta nossa luta, porque até hoje ele não nos chamou pra conversar então nós nos vimos no direito de manifestar e vir a público, para pedir o apoio de toda a população, pois é um direito legítimo, é um direito nosso”.

“Penso que deveríamos ser mais valorizados e que não precisaríamos reivindicar por algo que é nosso por direito. Sendo assim espero que sejamos reconhecidos pelo nosso trabalho realizado com amor [...]” – professora Elaine Assunção

Em entrevista Elaine Garcia Assunção, que é professora de língua inglesa da rede municipal há 15 anos, comentou sobre o fato de que durante a pandemia as professoras arcaram com todos os gastos necessários para dar as aulas onlines para os alunos, não recebendo nenhuma ajuda do setor público. Devido a isso, o pagamento do piso salarial seria o mínimo a ser feito pelo Governo Municipal.

“Nós professores do município de Arcos durante a pandemia não medimos esforços para que os alunos da rede não fossem prejudicados. Pagamos com nossos próprios recursos despesas de internet, energia, compra de celular com melhor processador, notebook, materiais didáticos e sempre sentimos a sensação de dever cumprido com maestria”.

 “Penso que deveríamos ser mais valorizados e que não precisaríamos reivindicar por algo que é nosso por direito. Sendo assim espero que sejamos reconhecidos pelo nosso trabalho que é realizado com amor, dedicação, eficiência e sempre dispostos a fazer o que for necessário para melhorar a qualidade de ensino dos nossos educandos. A Educação é prioridade”, comentou Elaine Assunção.
 

Apoio do legislativo

Os professores da rede municipal têm contado com o apoio do legislativo, que também tem solicitado ao prefeito o envio de um projeto de lei para a Câmara, para que seja aprovado e seja feito o reajuste do piso. Porém, até o momento, os vereadores também têm recebido uma resposta de recusa do executivo.

Durante a manifestação de ontem (16), alguns vereadores estiveram presentes para apoiar os professores. Em entrevista ao Portal Arcos, o vereador Laerte Mateus (Letinho) falou sobre o apoio a categoria.

“Estou aqui defendendo essa causa dos professores, com relação ao aumento que é tão merecido por todos eles, até porque, eu tenho muito apego a professores, pois, infelizmente perdi meus pais cedo e se não fosse os professores eu não sei o que seria de mim hoje. Desde o pré escolar até a faculdade que estou hoje eu tenho muito carinho pelos professores. Já conversei com o prefeito e vou continuar conversando com ele, para que ele conceda esse aumento a elas, pois elas merecem. Estive com ele, juntamente com o vereador Joãozinho e o José Calixto e ele está ciente de que as professoras merecem esse aumento. E como ele é professor e tem essa consciência eu quero convencê-lo a estar fazendo uma reunião com a parte de finanças da prefeitura, para que eles possam viabilizar este aumento”, comentou.

Professores podem entrar em greve

Durante a manifestação, o intuito dos professores era encontrar com o prefeito Baiano para conversar, porém, ele não compareceu no local. E após a manifestação, segundo informou as professoras, ele se recusou e conversar com a comissão que está à frente das reivindicações e também não atendeu a ligação dos vereadores.

Em contato com uma das professoras, hoje (17) pela manhã, o Portal Arcos foi informado de que os professores irão aguardar um retorno do Governo Municipal até amanhã (18). Pois, caso o prefeito não atenda a reivindicação dos professores, eles irão entrar em greve.

Para isso, o advogado do Sindicato dos Trabalhadores Municipais já está arrumando os papéis que são necessários para fazer a paralisação. E se os documentos ficarem prontos até esta próxima segunda-feira (21), no mesmo dia os professores já irão entrar em greve.

 

 

 

Comente