Energia elétrica

Iguatama volta a sofrer com a inconstância no fornecimento de energia elétrica

Moradores da rua 98, bairro Jardim Paraíso ficaram 42 horas sem energia

Neste sábado (02) de outubro, Iguatama amanheceu com vários bairros sem energia elétrica. 

No bairro Jardim Paraíso (Vila II) a situação dos moradores da Rua 98 foi desesperadora. Segundo relatos dos moradores na quarta-feira (29), dois cabos estouraram e caíram no chão. A Cemig foi chamada para averiguar o problema. Quando a equipe chegou, apena enrolou os fios que estavam soltos no poste. 

Na sexta-feira com o vento e o tempo mudando para chuva, os fios enrolados se soltaram. Duas pequenas pontas de mais ou menos 40cm energizadas se encostaram, entrando em curto circuito, chegando a pegar fogo por cerca de 30 minutos, trazendo grande risco aos moradores. 

A energia da rua foi interrompida às 20h30 de sexta-feira (01/10), em contato com a Cemig foi relatado o ocorrido e uma equipe ficou de estar vindo averiguar e resolver o problema da rua. Moradores tiveram que colocar alimentos em caixas de isopor com gelo devido à quantidade de horas sem energia elétrica. 

“Esse local da rua sempre apresenta problemas a árvore encosta nos fios, tem dois anos que fazemos reclamações para que essa árvore seja aparada, podada e não encoste nos fios de alta tensão, mas nunca fazem nada. Aí toda vez que chove e tem vento, esse local apresenta problemas e a rua fica sem energia.” 

“Quando começou a dar curto e pegar fogo a energia das casas ficou piscando trazendo risco de queimar os aparelhos domésticos”.

Na madrugada de sexta para sábado (02/10), por volta de 4h, outros bairros e ruas da cidade, também foram afetados com a falta de energia. Uma boa parte do centro da cidade só viu a energia ser reestabelecida por volta das 11h da manhã. Porém logo a energia caiu sendo reestabelecida às 17h, permanecendo apenas uma hora constante até ocorrer nova queda. Na rua 1, a energia só voltou definitivamente às 20h30.

Foi resolvido o problema da falta de energia em alguns bairros e ruas da cidade, porém a rua 98, do bairro Jardim Paraíso (Vila II), permaneceu sem o reestabelecimento da energia. Os moradores ficaram 42 horas sem energia elétrica, o problema só foi resolvido às 14h11 de domingo (03/10).

“Fizeram uma poda nas folhas e galhos e isolaram os dois fios, questão de 15 minutos enquanto nés sofremos 42h sem energia elétrica.”  Contou um dos moradores

Parte da rua 1, no Centro da cidade voltou agora a noite, segunda-feira (04), às 20h, a ficar sem energia elétrica que só foi reestabelecida por volta de 1h da madrugada.

A Equipe do Iguatama Agora entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Cemig, que ficou de apurar os fatos e nos responder. 

Esclarecimentos da empresa:

 

Cemig informa sobre atendimento no Oeste de Minas após chuvas intensas na região

 A Cemig informa que da última sexta-feira (1/10) até o domingo (3/10), foram registradas fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos intensos em toda região Oeste. Essa condição climática adversa provocou vários danos ao sistema elétrico e, consequentemente, várias ocorrências de falta de energia.

O volume de serviços emergenciais contabilizados foi 500% superior a um dia típico de outubro, com registro de grande número de casos envolvendo fios partidos, árvores e objetos lançados à rede, que são prioridade de atendimento por envolverem riscos a terceiros

Desta forma, para atender a todos os clientes no menor tempo possível, foram mobilizados todos os recursos disponíveis, com grande reforço de equipes para os reparos. Engenheiros, técnicos e eletricistas trabalharam dia e noite, e vão continuar trabalhando de forma ininterrupta, até que todos os clientes tenham sido atendidos, minimizando assim, os impactos causados pelo evento da natureza.

A empresa informa, ainda, que existem clientes sem energia e está priorizando os restabelecimentos, sendo que a previsão é que todos os clientes tenham o fornecimento de energia normalizado ainda hoje.

Assessoria de Comunicação da Cemig

Comente