Neste sábado (02) de outubro, Iguatama amanheceu com vários bairros sem energia elétrica.
No bairro Jardim Paraíso (Vila II) a situação dos moradores da Rua 98 foi desesperadora. Segundo relatos dos moradores na quarta-feira (29), dois cabos estouraram e caíram no chão. A Cemig foi chamada para averiguar o problema. Quando a equipe chegou, apena enrolou os fios que estavam soltos no poste.
Na sexta-feira com o vento e o tempo mudando para chuva, os fios enrolados se soltaram. Duas pequenas pontas de mais ou menos 40cm energizadas se encostaram, entrando em curto circuito, chegando a pegar fogo por cerca de 30 minutos, trazendo grande risco aos moradores.
A energia da rua foi interrompida às 20h30 de sexta-feira (01/10), em contato com a Cemig foi relatado o ocorrido e uma equipe ficou de estar vindo averiguar e resolver o problema da rua. Moradores tiveram que colocar alimentos em caixas de isopor com gelo devido à quantidade de horas sem energia elétrica.
“Esse local da rua sempre apresenta problemas a árvore encosta nos fios, tem dois anos que fazemos reclamações para que essa árvore seja aparada, podada e não encoste nos fios de alta tensão, mas nunca fazem nada. Aí toda vez que chove e tem vento, esse local apresenta problemas e a rua fica sem energia.”
“Quando começou a dar curto e pegar fogo a energia das casas ficou piscando trazendo risco de queimar os aparelhos domésticos”.
Na madrugada de sexta para sábado (02/10), por volta de 4h, outros bairros e ruas da cidade, também foram afetados com a falta de energia. Uma boa parte do centro da cidade só viu a energia ser reestabelecida por volta das 11h da manhã. Porém logo a energia caiu sendo reestabelecida às 17h, permanecendo apenas uma hora constante até ocorrer nova queda. Na rua 1, a energia só voltou definitivamente às 20h30.
Foi resolvido o problema da falta de energia em alguns bairros e ruas da cidade, porém a rua 98, do bairro Jardim Paraíso (Vila II), permaneceu sem o reestabelecimento da energia. Os moradores ficaram 42 horas sem energia elétrica, o problema só foi resolvido às 14h11 de domingo (03/10).
“Fizeram uma poda nas folhas e galhos e isolaram os dois fios, questão de 15 minutos enquanto nés sofremos 42h sem energia elétrica.” Contou um dos moradores.
Parte da rua 1, no Centro da cidade voltou agora a noite, segunda-feira (04), às 20h, a ficar sem energia elétrica que só foi reestabelecida por volta de 1h da madrugada.
A Equipe do Iguatama Agora entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Cemig, que ficou de apurar os fatos e nos responder.
Esclarecimentos da empresa:
Cemig informa sobre atendimento no Oeste de Minas após chuvas intensas na região
A Cemig informa que da última sexta-feira (1/10) até o domingo (3/10), foram registradas fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos intensos em toda região Oeste. Essa condição climática adversa provocou vários danos ao sistema elétrico e, consequentemente, várias ocorrências de falta de energia.
O volume de serviços emergenciais contabilizados foi 500% superior a um dia típico de outubro, com registro de grande número de casos envolvendo fios partidos, árvores e objetos lançados à rede, que são prioridade de atendimento por envolverem riscos a terceiros
Desta forma, para atender a todos os clientes no menor tempo possível, foram mobilizados todos os recursos disponíveis, com grande reforço de equipes para os reparos. Engenheiros, técnicos e eletricistas trabalharam dia e noite, e vão continuar trabalhando de forma ininterrupta, até que todos os clientes tenham sido atendidos, minimizando assim, os impactos causados pelo evento da natureza.
A empresa informa, ainda, que existem clientes sem energia e está priorizando os restabelecimentos, sendo que a previsão é que todos os clientes tenham o fornecimento de energia normalizado ainda hoje.
Assessoria de Comunicação da Cemig
Comente