Libras

Rede municipal de Iguatama inicia ensino de Libras para estudantes

Nesta sexta-feira (06), as escolas municipais de Iguatama apresentaram para os alunos da rede pública de ensino as aulas de Libras, com a professora  intérprete de Libras, Daniella Guimarães da Cunha.

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais.

É considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.

Os gestos da Libras, também chamados de sinais, são realizados por meio da junção dos movimentos das mãos e das articulações, além de expressões faciais e corporais. A Libras é um importante meio de comunicação para que haja interação entre os surdos e deles com os ouvintes.

Essa língua é  importante para a comunidade surda e para a população em geral, pois quebra as barreiras do silêncio que limitam a comunicação entre ambos, de forma que ocorra a inclusão social.

Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação da Libras não é somente mímica, pois é composta por um alfabeto e estrutura linguística e gramatical própria; permitindo a quem faz o uso da língua, discutir sobre qualquer assunto. Desta forma, é perceptível que a Libras seja complexa, assim como qualquer outra língua.

E, também, não é universal, pois cada país possui sua própria Língua de Sinais, sem falar dos regionalismos, que são as diferenças de linguagem que mudam de acordo com a cultura de cada região.

Segundo o prefeito Lucas Vieira Lopes: “Este momento é de muita felicidade, é o primeiro passo para tornarmos nosso município uma cidade mais inclusiva” 

Comente