Greve

Temendo desabastecimento, consumidores fazem filas em postos de combustíveis após greve dos 'tanqueiros'

Sindicato que representa donos de postos diz que, se greve continuar, 'certamente haverá falta de produtos'.

Os postos de combustíveis ficaram cheios nesta sexta-feira (26). Consumidores fizeram filas em várias cidades do estado, após anúncio de greve dos transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo de Minas Gerais.

O Minaspetro, sindicato que representa os cerca de 4,5 mil postos de combustíveis do estado, disse que a greve "está afetando o abastecimento dos postos", que estão "com dificuldades para fazer pedidos juntos às distribuidoras de combustíveis e abastecer os caminhões próprios nas bases, em virtude do bloqueio da entrada e saída de veículos pelos grevistas".

A entidade não registrou ainda desabastecimento e disse que não consegue prever quando isso ocorrerá, mas disse que "caso a greve permaneça nas próximas horas, certamente haverá falta de produtos nos postos de combustíveis do estado".

Reivindicações dos grevistas

De acordo com o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do estado (Sindtanque), a categoria, conhecida como “tanqueiros”, reivindica do governo a redução do ICMS de 15% para 12% sobre o diesel.

Governo culpa Petrobras

O governador Romeu Zema (Novo) participou de uma reunião, nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa e falou sobre o ICMS. Ele não descartou a redução do imposto, mas ressaltou que o estado está "quebrado".

Em Iguatama na tarde desta sexta- feira, pôde ser registrada filas nos principais postos da cidade, preocupados com a greve, os consumidores estão se precavendo e abastecendo os tanques. 

Comente