DENGUE

Secretaria de Saúde divulga resultado do Liraa 2021, alertando um possível risco de epidemia de Dengue em Iguatama

Confira o cronograma de limpeza por bairros para o combate ao mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) de 18 a 22 de janeiro, onde apontou que o município está com infestação predial de 2,3%, o que representa situação de médio risco para epidemia de dengue de acordo com os parâmetros técnicos do Ministério da Saúde.

Dos 236 imóveis inspecionados conforme a amostragem do programa, 6 estavam com focos positivos para o mosquito transmissor.

Os locais da maioria dos focos continuam sendo nos interiores das residências, como: depósitos de água em nível do solo, caixa d’agua destampadas e depósitos de água móveis como: vasos de planta, bebedouros de animais e recipientes de plástico, entulhos, entre outros.

Os bairros onde apresentaram o maior índice foram: Garças, Cidade Nova, Pio XII e Jardim Paraíso.

Devido a esse levantamento de dados, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Equipe de Endemias traçou um planejamento para executar ações para o combate ao mosquito Aedes Aegypti nos bairros onde foram encontrados os focos.

Cronograma de ações:
Dia 02/02/2021 – Mutirão de Limpeza e Busca Ativa de Focos no bairro Cidade Nova;
Dia 03/02/2021 – Mutirão de Limpeza e Busca Ativa de Focos no bairro Pio XII;
Dia 04/02/2021 – Mutirão de Limpeza e Busca Ativa de Focos no bairro Jardim Paraíso;
Dia 05/02/2021 – Mutirão de Limpeza e Busca Ativa de Focos no bairro de Garças;

Atenção: Você que mora nesses bairros fique atento ao cronograma e coloque o lixo para fora da sua residência.
A Secretaria de Saúde lembra a todos os iguatamenses: É dever de todos impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, prevenir possíveis focos é imprescindível. Precisamos de fato da compreensão da população no sentido de monitorar a situação dentro de casa.

Lembrando que foram registrados casos em 24 cidades mineiras. Minas Gerais registrou 3.584 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 648 casos foram confirmados para a doença. Foi confirmado um óbito por dengue no Estado, até o momento.

Confira dicas para prevenção ao mosquito:

A prevenção é a melhor opção, não deixe água parada a dengue também mata!

Comente