Dengue

Formiga e Divinópolis lideram registros de casos prováveis de dengue no Centro-Oeste, aponta boletim do Estado

Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado esta semana, aponta que os municípios têm, respectivamente, 41 e 37 casos prováveis da doença

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado nesta semana, aponta que Formiga e Divinópolis são as cidades com maior número de casos prováveis de dengue no Centro-Oeste até o momento: as cidades têm, respectivamente, 41 e 37 casos. 

O informe também apresentou dados em relação à chikungunya, à zika e às mortes pela doença no Estado. Contudo, até o momento, não há nenhum caso de zika e mortes confirmadas por dengue nas cidades do Centro-Oeste de Minas.

Divergências

No boletim do dia 21, divulgado pela SES-MG, Divinópolis estava com 42 casos prováveis dengue. No boletim desta quarta (27), o número caiu para 37.

Abaeté aparecia no boletim com três casos na semana passada e neste aparece com um

G1 entrou em contato com a SES-MG na sexta-feira (29), para saber sobre a diferença de casos de uma semana para outra nos municípios mencionados acima. Mas, até a última atualização desta matéria não teve retorno.

Informe epidemiológico

De acordo com o informe desta quarta, os casos foram registrados em 24 cidades.

Minas Gerais registrou 3.584 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 648 casos foram confirmados para a doença. Foi confirmado um óbito por dengue no Estado, até o momento. O registro foi na cidade de Paracatu.

Mortes

No boletim desta quarta não houve mortes por dengue confirmadas no Centro-Oeste de Minas.

Entretanto, o informe divulgado no dia 11 de novembro apontou que estavam sendo investigados 14 mortes suspeitas na região: duas em Bom Despacho, quatro em Divinópolis, quatro em Carmópolis de Minas, três em Pará de Minas e uma em Pompéu. A respeito destes casos, o Estado não informou se foram descartados.

Chikungunya

De acordo com o boletim, Lagoa da Prata aparece com um caso provável de chikungunya. Também segundo o boletim, em Minas Gerais foram registrados 965 casos prováveis da doença. Desse total, 84 casos foram confirmados.

Não há óbito pela doença em investigação em nenhuma cidade do Estado, conforme o boletim.

Zika

Em relação aos casos prováveis de zika, o boletim do Estado apontou que nenhuma cidade do Centro-Oeste de Minas registrou até o momento casos prováveis ou confirmados da doença.

Apesar disso, no Estado foram registrados 50 casos prováveis e, desse total, 2 casos foram confirmados.

Comente