Previsão do tempo

Ciclone pode passar por Minas e trazer tempestades na sexta

Sistema só deve se formar, de fato, no próximo domingo, mas a partir desta sexta-feira os efeitos podem começar a serem sentidos

Um ciclone subtropical pode começar a se formar nesta sexta-feira (23) no Sudeste do Brasil e trazer tempestades até domingo (25) para Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. As informações são do site Climatempo, que informou que há a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa capixaba que deve dar origem ao fenômeno. 

"A formação do ciclone deve acontecer no domingo (25), mas durante todo o processo de formação há a organização de nuvens carregadas que já devem provocar temporais a partir da sexta-feira (23). A Climatempo indica que até a segunda-feira (26) os acumulados de chuva cheguem aos 100mm em algumas cidades, o que pode acarretar em alagamentos e inundações", informou o site. 
A Defesa Civil de Belo Horizonte já tinha emitido um alerta com a possibilidade de chuvas fortes de até 90 milímetros para a capital no domingo. 
 

O que é um ciclone subtropical


É um sistema atmosférico formado por grandes tempestades. Na região dele a pressão atmosférica é menor e a temperatura maior do que dos sistemas ao seu redor. O ciclone provoca ventania e tempestades. 
"Se confirmado, esse será o décimo sistema catalogado pela Marinha do Brasil, e deve ter o nome de Mani", informa o site. 

Comente