Recolhimento de animais

Denúncias acusam Prefeitura de Arcos de recolher animais saudáveis para o centro de zoonoses

Segundo as protetoras a prefeitura se recusou a apresentar o destino dos animais que estavam sendo recolhidos, sendo que estes já estão castrados e saudáveis

No dia de hoje 27 de julho de 2020, logo pela manhã, na cidade de Arcos, a prefeitura Municipal fez o recolhimento indiscriminado de cães comunitários no centro da cidade. Segundo as protetoras que denunciaram a ação e tiveram no local a prefeitura se recusou a apresentar o destino dos animais que estavam sendo recolhidos, sendo que estes já estão castrados e saudáveis.  

Em conversa entre as protetoras e as autoridades presentes, foi dito que a ação se tratava de ordem judicial, porém, esta ordem não foi apresentada e ela difere do TCP (Termo de Compromisso Positivo) celebrado entre o Ministério Público de Minas Gerais, através do CEDEF (Coordenadoria Especial de Defesa da Fauna) com a Prefeitura Municipal de Arcos.

Foram apresentadas informações de que a Prefeitura alegou que os animais estariam sendo recolhidos para não estragarem os canteiros de flores recém plantadas.

Os cães foram confinados em gaiolas e levados ao setor de Zoonoses do Município.

A Frente Mineira de Proteção Animal lançou no facebook uma nota de repúdio a ação da prefeitura. O Deputado Estadual  e Presidente da Comissão de Meio Ambiente na ALMG, Noraldino Jr, em suas redes sociais comentou sobre o ocorrido e pedirá oficialmente informações, para verificar as denúncias e fiscalizar como tudo está ocorrendo.

Resposta da Prefeitura

Em resposta a Assessoria da Prefeitura postou que em reunião,na última quinta-feira, 23, o prefeito de Arcos, Denilson Teixeira e o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Miller Fernandes, se reuniram com a Promotora Juliana Amaral de Mendonça Vieira, que convocou o encontro para tratar sobre animais em situação de abandono e maus tratos. Foi falado sobre três cães instalados na Avenida Governador Valadares, que causam danos ao patrimônio público e avançam em carros e motos na via pública. Foi acordado com o Ministério Público que os animais deveriam ser recolhidos e encaminhados à adoção.

O Prefeito entende que os animais merecem um local mais adequado, uma vez que onde eles estavam corriam risco de vida e causavam perigo de acidentes, uma vez que, avançavam em motos e carros na avenida, Os animais foram recolhidos e levados para o centro de Zoonoses. Denilson afirma que os animais estarão sendo bem cuidados até encontrarem lares responsáveis. A ação contou com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Meio Ambiente.

 

Comente