Comoção

Cachorro Sansão, que teve as patas decepadas, recebe doação de cadeira de rodas

Além da cadeira, os tutores do animal afirmam que muitas pessoas de todo o país já os procuraram oferecendo doações

Depois de ter as duas patas traseiras arrancadas com golpes de foice na última segunda-feira (7), em Confins, região metropolitana de BH, o pitbull de dois anos Sansão recebeu, na tarde desta quinta-feira (9), a doação de uma cadeira de rodas que o permitirá se locomover. Além da cadeira, os tutores do animal afirmam que muitas pessoas de todo o país já os procuraram oferecendo doações. 

Segundo a veterinária que atendeu o cachorro Sansão, Ticiana Lima Dornas, o equipamento foi doado por uma empresa especializada em cadeiras de rodas caninas. A veterinária explicou que a cadeira pode ser utilizada como definitivo. No entanto, a equipe trabalha na possibilidade de que Sansão utilize uma prótese fixa futuramente em uma das patas amputadas.

“Acreditamos que uma prótese traria mais qualidade de vida para ele. Embora só seja possível a colocação em uma das patas (pois a outra perdeu um osso necessário) mesmo que ele ande com três patas apenas, seria mais confortável para o Sansão essa possibilidade do que a cadeira de rodas que precisa ser colocada e retirada todo dia”, explicou. 

Ticiana contou que ficou muito feliz com a chegada da cadeira de rodas e que Sansão, embora esteja muito assustado com toda a situação, se adaptou bem ao equipamento.

“Ele ainda está um pouco desconfiado e precisa do nosso auxílio para se locomover, mas consegue utilizar as patas dianteiras para isso e com o tempo já vai estar andando para todos os lados”, contou.

“Antes da cadeira ele já estava conseguindo andar usando as patas dianteiras, com a gente apoiando as pata traseiras em panos", explicou. 

Recuperação 

O cão segue internado no Hospital Veterinário Arnaldo onde Ticiana atende, no bairro Olhos D' Água em BH e segundo a médica veterinária, ele deve permanecer por lá por pelo menos mais sete dias.

“Ele está respondendo muito bem ao tratamento, mas como perdeu muito sangue e os ferimentos foram bastante graves ele precisa ainda ficar em observação e fazer um tratamento intenso com antibióticos”, explica. “Uma das patas ainda está muita inchada, mas responde bem à medicação e o inchaço vem diminuindo”, completa.

Além do uso de medicamentos, Sansão ainda irá passar por sessões de fisioterapia para se adaptar melhor à cadeira de rodas.  

A veterinária ainda afirma que se surpreendeu com a recuperação do cachorro devido à gravidade dos ferimentos. 

“Ele é muito forte! Não é qualquer cachorro que sofre o que ele sofreu e sobrevive. Ele perdeu bastante sangue, tivemos que fazer transfusão, voltou a comer apenas hoje, fora o risco de infecção”, ressalta Ticiana.

Os tutores de Sansão se monstram muito confiantes com a recuperação do cachorro. Na manhã desta quinta-feira, o tutor Gleidson Justino da Silva  foi à clínica e pela primeira vez depois do ocorrido viu seu cachorro se locomover.

"Eu ainda não o vi com a cadeira, mas hoje de manhã fui à clínica visita-lo e quando cheguei  ele veio andando até mim com as duas patas da frente e fazendo a maior festa. Fiquei muito emocionado. Hoje ele estava muito mais forte, disposto. Ele vai se recuperar bem, tenho fé nisso!", exclamou.

Solidariedade

Silva contou que diariamente uma média de três pessoas oferecem doações para o cachorro. Para ele, esse gesto tem dado força para que continuem no tratamento de Sansão.  

“Esse gesto nos dá força demais. Porque o baque para todos nós foi muito grande. Mas as pessoas têm nos procurado, gente de todo o país para nos ajudar com o que for preciso na recuperação do Sansão”, conta Silva.

Uma conta no Instagram, ‘Todospor.Sansão’,  foi criada para o cachorro e já conta com mais 62 mil seguidores. Quem quiser ajudar, basta entrar em contato por meio do perfil.

"Uma pessoa doou uma bicicleta e a gente fez uma rifa para ela. Teve gente até de Manaus que nos procurou para oferecer uma cadeira de rodas", conta.

A cadeira de rodas 

Por causa dessa corrente do bem nas redes sociais, Patrícia Oncken, proprietária da Pés de Pets, loja especializada em fabricar cadeiras de rodas para cães, se sensibilizou com o caso de Sansão. “As pessoas me marcaram no Instagram. Fiz uma cadeira de rodas e doei para ele”, afirmou a dona da loja, que fica no bairro Castelo, em Belo Horizonte.

Patrícia ressalta que conhece outras lojas no ramo veterinário que estão envolvidas no caso. “Era o mínimo que podia fazer. Fiz as medidas e já entreguei a cadeira de rodas!”, contou, emocionada. 

A proprietária da Pés de Pets explica que nunca viu um caso desse: cão com patas decepadas. De acordo com ela, na loja sempre chegam casos tristes como atropelamento e espancamento. “No final, a gente vê histórias felizes como a do Sansão, quando os donos não desistem do pet, mesmo com sequelas. O pit-bull aceitou a cadeira imediatamente e já saiu andando. Logo depois, descansou. Ele é um cão muito dócil e está recebendo muito amor. Isso é muito importante”, conta.

Relembre

Sansão tomava conta de uma fábrica de ensacados, e o agressor mora ao lado da empresa. Na última segunda-feira (6), foi encontrado ensanguentado e sem as duas patas no terreno do agressor. 

Em conversa com a reportagem de O Tempo, na terça-feira (7), o empresário Joaquim Dias de Souza, de 49 anos, contou que estava saindo da fábrica, às margens da MG-424, quando ouviu um barulho. 

"Eu estava preparando para ir embora e escutei o cara falando 'pega o facão'. Não tinha visto que o Sansão tinha saído. Fui até o lote dele, que não tem muro, e ouvi o grito do cachorro, provavelmente na hora que as patas foram cortadas. Caminhei mais um pouco e vi ele e o irmão segurando o cachorro", explicou o dono do animal.

Segundo Joaquim, ao entregar o cão, o homem teria dito: "Eu te avisei que ia fazer isso com o cachorro e você não tomou suas providências". O empresário afirma que o pitbull é dócil e nunca atacou outras pessoas, mas tinha atrito com o cachorro do vizinho, que atende pelo nome de Zé Defunto. 

"Falei com ele que era briga de cachorro, que o Sansão foi atrás do cachorro dele. Foi uma situação triste ao encontrar o meu cachorro, estava saindo muito sangue. A boca dele foi amarrada com arame farpado e também estava machucada. Ele me reconheceu e ficamos juntos até a chegada da veterinária. A gente não sabe por onde ele saiu para ir ao lote vizinho. Eu espero que tenha justiça, isso é uma covardia e ele tem que pagar pelo que fez", afirmou.

Na ocasião, o homem que agrediu o animal, Júlio Cesar Santos Souza, de 44 anos, contou que, constantemente, o cão pula o muro e avança nos animais dele. 

"Eu já venho sendo incomodado há bastante tempo, já pedi, já avisei aos donos, fiz boletim de ocorrência e os donos não resolveram. Ontem, ele pulou o muro, invadiu meu terreno e agrediu meu cachorro. Eu não vou encarar um pitbull de mãos vazias. Ele pode ser dócil com os donos dele, mas eu não sou dono dele. Peguei alguma coisa para me defender caso ele avançasse", explicou o homem.

Os donos de Sansão e Júlio César chegaram a ser levados para o quartel da Polícia Militar, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. (Com Carolina Caetano e Luciana Rocha)

 

 

 

 

 

Comente