Notícias

Iguatama / Gerais

EQUIPE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA REALIZA PRIMEIRO GRUPO DE GESTANTES

Foto: PMI

No dia 25/09/18 (terça-feira) aconteceu o primeiro “Grupo de Gestantes” do município. Foi realizado no Hospital Municipal São Francisco e contou com diversos profissionais da atenção primária.

 

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

 

Após a confirmação da gravidez dá-se início ao acompanhamento do pré-natal. Esse primeiro contato da mulher grávida com o profissional da saúde na unidade constitui o acolhimento, cuja responsabilidade é do(a) enfermeiro(a). Nesse momento, a gestante e, a seu critério também familiares receberão as orientações sobre o acompanhamento pré-natal, tendo a possibilidade de conhecer todo o plano de ação, tirar dúvidas e expressar opiniões. É muito importante que a equipe seja sensível a esse momento especial da vida da mulher, verificando a aceitação da gestação e avaliando a necessidade de apoio adicional à grávida.

 

Nessa oportunidade devem ser fornecidos ainda:

 

- O cartão da gestante, devidamente identificado e preenchido, com o nome da unidade hospitalar de referência para ela e o número do telefone; se necessário, essa informação deve ser atualizada;

- As solicitações dos exames complementares, segundo o protocolo do MS;

- Recomendação de vacinas e vitaminas;

- Recomendação sobre atividades profissionais e físicas na gravidez;

- Orientações diversas sobre atividades profissionais educativas, visitas domiciliares, visita à maternidade de referência e demais programas.

            No final do encontro foi servido um delicioso café e entregue uma lembrancinha para as mamães.

È muito importante a participação das gestantes no grupo, pois serão ofertadas muitas dicas importantes.

Veja também

Publicidades