Carros

É COPA! – SÉRIES ESPECIAIS AUTOMOTIVAS

Ocorre de 4 em 4 anos, faz a cabeça de muita gente, alegria de uns, tristeza para outros e a mídia transmite incessantemente? Não são as eleições, mas sim a benquista Copa do Mundo FIFA. Perante farta euforia intercontinental, o setor de marketing das fabricantes se aproveita para a divulgação de séries especiais limitadas de determinados veículos, com a prerrogativa de incremento nas vendas. As séries especiais automotivas geralmente, apresentam um bom custo benefício pois agregam itens que sairiam mais caros instalados separadamente. E apelam para a temática momentânea agregando adereços visuais referenciando o tema escolhido. Para a Copa do Mundo, Volkswagen, Chevrolet, Hyundai e Fiat já lançaram suas séries comemorativas:

  • VW Gol: Foi a primeira série especial alusiva à copa e a primeira série especial do Gol, lançada em 1982, 2 anos após o início das vendas do Gol. Trazia acessórios exclusivos, como faróis auxiliares, volante esportivo, rodas de liga leve, conta-giros e a manopla de cambio imitando uma bola de futebol. A Volkswagen ainda se utilizou do sobrenome Copa em 1994 e em 2006. No primeiro caso, ao contrário de 1982, a seleção ganhou da Itália, entretanto os acessórios oferecidos no Gol eram restantes de estoque do esportivo GTI, como aerofólio e volante esportivo. Em 2006 o incremento não passou de adereços visuais. Em 2002 o Gol Sport fazia uma distante alusão à Copa da Coréia/ Japão, o mesmo para o Gol Seleção, que foi lançado em 2010 e 2014.
  • Chevrolet Kadett Turim: Na copa de 1990 na Itália, a Chevrolet batizou o Kadett com o nome de uma das cidades do país sede. Utilizou como base o modelo intermediário SL/E, agregando saias laterais, aerofólio e bancos Recaro originados da versão esportiva GS. Poucas unidades vendidas na época, atualmente é raridade.
  • Chevrolet Monza Club: Já em 1994 na copa dos Estados Unidos, a Chevrolet optou por utilizar o Monza como carro homenagem da copa. A série especial Club, tinha como cores disponíveis somente azul ou vinho e acrescentava à versão GL, vidros e travas elétricas e direção hidráulica. O destaque, entretanto, era do motor 2.0 com injeção eletrônica.
  • Hyundai HB20 Copa do Mundo Fifa: O best seller da fabricante sul coreana possuía cor exclusiva Azul Sky, era equipado com bancos de couro, rodas de 15’ liga leve, e central multimídia. A curiosidade é que quem adquiria o modelo ganhava a Brazuca, a bola da copa, além de uma mochila da Adidas! E o modelo tinha garantia de fábrica de 6 anos, contra 5 anos dos modelos convencionais. O motivo, segundo a Hyundai, é da esperançosa vinda do hexa.
  • Fiat Uno Rua: Aproveitando o estoque do Uno e utilizando da campanha “Vem pra Rua”, a Fiat lançou o Uno Rua, série especial limitada a 2000 unidades. Cor amarela chamativa e interior com estofamento detalhado em azul eram os diferenciais do modelo minero-italiano.

E que na Copa do Mundo de 2022 no Qatar seja lançada uma série esportiva alusiva ao heptacampeonato! Dá-lhe Brasil!

Yuri Rodrigues Leite

ENTUSIASTA  AUTOMOTIVO DESDE OS TEMPOS DE VELOTROL, ME DEDICO EM BUSCA DE CONHECIMENTO TÉCNICO E MERCADOLÓGICO DO UNIVERSO AUTOMOBILÍSTICO. 
FORMADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PELA UFOP.
TRABALHO ATUALMENTE NO RAMO DE ENERGIA – SUBESTAÇÕES. 
CARRO BOM É CARRO BEM CUIDADO!

Comente