Chagas

AGENTES DE SAÚDE RECEBEM CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA DE CHAGAS

O treinamento de agentes municipais de saúde para atuarem no programa de controle da doença de chagas aconteceu no período de 11/06/18 ao dia 15/06/18.
Participaram 11 agentes das cidades de Bambuí, Pedra do Indaiá, Perdigão, São José da Varginha, Estrela do Indaiá e Iguatama.
 Orivaldo Campos da Silva e Magno dos Santos, referências técnicas do programa de combate à doença de chagas da Superintendência Regional de Divinópolis ministraram o curso.

Durante o curso foram abordados tópicos como a metodologia e histórico do programa; as atribuições, conduta, disciplina e atividades do agente; preenchimento de formulários para registro; Biologia e hábitos das várias espécies de barbeiro vetor da doença. 
Foram ministradas também aulas práticas como a montagem e desmontagem de bombas aspersoras, técnica de aplicação em painel e borrifação. 
Durante as atividades práticas do curso foram visitados o posto de informação de triatomíneo (PIT), a casa do colaborador voluntário, que é a pessoa encarregada de receber os barbeiros encontrados na região no povoado de Boa Vista; a fazenda São João onde realizamos a pesquisa ativa, que é a procura do barbeiro nos lugares propícios dentro da residência, locais escuros debaixo de móveis, telhas e também fora da residência em lugares como galinheiros, paióis, porões, galpões, currais e outros anexos.
 Visitamos ainda o antigo pesque e pague e a fazenda Capelinha e realizamos o treinamento de borrifação de inseticida em uma casa abandonada.
Dentre outras atividades ressaltamos a importância da manutenção do programa de controle da doença de chagas, levando em consideração que Iguatama teve 14 óbitos devido à doença de chagas nos últimos 12 anos. 

É importante ressaltar que o controle da doença de chagas não é um trabalho apenas do agente, mas de toda a população, principalmente a população rural que ao encontrar barbeiros devem capturá-los com cuidado e entregar ao Posto de Informação (PIT) mais próximo ou ligar na Secretaria Municipal de Saúde para informar onde foi encontrado barbeiro para que o agente de chagas possa tomar as providências cabíveis.

Comente