Notícias

Iguatama / Gerais

Hospital Municipal São Francisco apoia o Outubro Rosa e o Novembro Azul

Foto: Sec. Municipal de Saúde

Como forma de apoio ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, o HOSPITAL MUNICIPAL SÃO FRANCISCO realiza uma campanha de conscientização para oferecer informações aos iguatamenses. O movimento “Outubro Rosa” é comemorado mundialmente. O nome remete ao laço cor de rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Já o “Novembro Azul”, apesar do alcance mundial é um movimento nacional que tem como objetivo conscientizar o homem sobre os riscos do câncer de próstata, intensificando a mobilização da população.

O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

Os sintomas geralmente são caroços, pele da mama avermelhada, nódulos embaixo dos braços ou pescoço. Não existe uma causa única para o câncer de mama, mas a partir dos 40 anos de idade ele se torna mais recorrente. É importante realizar a mamografia uma vez por ano após essa idade para sair vitoriosa dessa luta.

E O QUE É CÂNCER DE PRÓSTATA?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto e a uretra, o canal que transporta urina passa através dela. Embora a próstata seja constituída por vários tipos de células, a maioria dos cânceres de próstata tem origem nas células das glândulas que produzem líquido seminal.

Na maioria das vezes, o câncer de próstata tem desenvolvimento lento e alguns estudos mostram que cerca de 80% dos homens de 80 anos, que morreram por outros motivos, tinham câncer de próstata e nem eles nem seus médicos desconfiavam. Em alguns casos, porém, ele cresce e se espalha depressa.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente pela combinação de um exame de sangue, que avalia os níveis de PSA, e pelo exame de toque retal. Como a próstata fica logo na frente do reto, o exame permite que o médico sinta se há nódulos ou tecidos endurecidos, indicativos da existência de câncer, provavelmente em estágio inicial. Por isso é importante que o homem perca a vergonha e faça o exame.

Veja também

Publicidades